Última modificação em 23 de setembro de 2020

O que é um pequeno negócio?

Um pequeno negócio é um empreendimento que possui faturamento bruto anual de até R$4,8 milhões. Além de responderem por grande parte da economia brasileira, se dividem em subgrupos de acordo com a atividade econômica exercida, número de empregados contratados e faturamento anual.

Esse tipo de negócio deve ser regularizado perante o poder público por meio de abertura de um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ou por outros registros oficiais, como Inscrição Estadual, Carteira Nacional de Artesão ou de Trabalhador Manual, DAP ou NIRF.


Quais são as vantagens de ter um pequeno negócio?

Ao optar pela regularização de um pequeno negócio, o empreendedor conta com diversas vantagens, como acesso a todos os benefícios da Previdência Social (auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria etc.). Tudo isso só é possível com o pagamento mensal da guia DAS.

Outro benefício é contar com toda a parte de burocracia facilitada. Além do processo de abertura ser bastante simples, com o pagamento da DAS e a declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, é possível manter a empresa aberta de forma totalmente legal.

Os empréstimos facilitados também são benefícios que o pequeno empreendedor adquire ao formalizar seu negócio. De posse do CNPJ, é possível solicitar linhas de crédito especiais junto a bancos e instituições financeiras, com recursos destinados especificamente para empresas.

Quais são os desafios de um pequeno negócio?

Mesmo com todas as vantagens, podem haver grandes desafios em um pequeno negócio e o primeiro deles é a ausência de um salário fixo. É comum que o empreendedor "recém-nascido" sinta um desconforto quando abandona a certeza de um contracheque no fim de cada mês para tentar buscar o lucro próprio, ainda mais no começo da empresa. É importante, portanto, manter a contabilidade organizada para cobrir quaisquer imprevistos.

Outro grande desafio é enfrentar o risco constante. Independentemente da atividade exercida, o pequeno empreendedor ficará exposto a ele, pois não existem muitas garantias de que o negócio dará certo. É preciso pensar, porém, que sem riscos não existem recompensas.

A concorrência também entra como um desafio para quem deseja empreender nessa categoria. Mesmo que a ideia do negócio seja original, sempre haverá o risco de que alguns concorrentes apareçam e comecem a competir pelo público. Para que isso não aconteça, uma dica é investir em um relacionamento de qualidade com os clientes.

Como fazer um pequeno negócio dar certo?

Um dos passos mais importantes para um pequeno negócio dar certo é separar o dinheiro pessoal do montante da empresa. Esse é um dos maiores erros que podem causar o fechamento da empresa por descontrole. Por isso, uma boa dica é criar contas bancárias separadas e manter os recibos de entrada e saída de dinheiro organizados. Assim, será possível ter uma boa visão de toda a movimentação financeira como pessoa física e jurídica.

Outro ponto para ter sucesso como um pequeno empreendedor é ter um fluxo de caixa bem organizado. É preciso saber quanto a empresa recebe, seja por meio de dinheiro, cartões de crédito e de débito, boletos, assim como quais são as dívidas, investimentos e despesas fixas e variáveis. Ter esse controle ajuda a entender mais sobre o negócio e manter a saúde financeira sempre em dia.

A utilização de sistemas automatizados também tem grande influência no sucesso de um pequeno negócio. A escolha de um software adequado ajuda o empreendedor a ter mais controle de todas as áreas — ou, pelo menos, a maioria delas — em um só lugar, assim como ter uma visão maior e melhor do negócio, identificar problemas e montar estratégias. Esse tipo de tecnologia também permite uma maior organização nas ações do dia a dia, o que é de grande ajuda.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Fundo Fechado

O que é um fundo fechado? No universo dos fundos de investimentos existem diferentes tipos de classificação como renda fixa, imobiliários, multimercados e cambiais, por exemplo. Essa,…

Veja outros termos