Open Nav

Pecúlio

O que é pecúlio?

O pecúlio é o termo que designa o capital segurado para o caso de morte de uma pessoa que seja segurada. É, acima de tudo, uma forma de dar maior proteção aos herdeiros em casos de eventualidades que levem à morte do titular de uma quantia financeira.

Essa é uma situação muito aplicada no caso da previdência privada, pois é a forma que muitos brasileiros utilizam para juntar capital pensando no futuro. No entanto, uma fatalidade pode levar essa pessoa poupadora a óbito.

Neste caso, o pecúlio é muito útil para os sucessores na medida em que o valor é pago em parcela única para outras pessoas previamente designadas. De certa forma, acaba sendo uma proteção a esse capital, transmitindo maior segurança em caso de eventualidades.


Como funciona o pecúlio?

De maneira geral, como já mencionamos brevemente no tópico anterior, o pecúlio é mais empregado nos investimentos de previdência privada. A razão para isso é a finalidade desse tipo de aplicação, orientada para o longo prazo.

Neste sentido, vale mencionar que, ao menos geralmente, pessoas que investem na previdência privada o fazem pensando na aposentadoria ou no aproveitamento dos recursos em um tempo futuro relativamente distante. É uma situação, afinal, completamente diferente de comprar ativos de curto prazo.

Com isso, também aumentam os riscos de que o titular da aplicação venha a falecer. A melhor forma de evitar problemas para os herdeiros, caso isso venha a acontecer, é a contratação do pecúlio, uma espécie de seguro.

Assim, se algo vier a acontecer, eventuais herdeiros receberão os valores sem maiores problemas, garantindo aos beneficiários o acesso ao capital que vinha sendo poupado.

Qual é a finalidade principal do pecúlio?

A grande vantagem de usar o pecúlio é a segurança que ela propicia aos interessados no processo. Isso porque, afinal, é uma tranquilidade maior sobre a rapidez e a eficiência na transferência de recursos, quando necessária.

Essa é justamente a mentalidade de quem opta por trabalhar com a previdência privada. O objetivo é garantir o rendimento do capital, sem maiores sustos — e isso, claro, inclui também a opção de poder ter fácil acesso ao dinheiro.

Apesar disso, o pecúlio não deve ser contratado de qualquer maneira. É preciso avaliar os seus custos, pois também podem afetar os rendimentos.

A previdência privada é uma boa opção para investir?

No Brasil, a previdência privada é extremamente utilizada para gerar patrimônio de longuíssimo prazo. Mesmo para aqueles que recebem aposentadoria, ela pode servir como um complemento financeiro, permitindo ainda maior estabilidade para a fase final da vida.

No entanto, isso não significa que você seja obrigado a usar desse tipo de investimento para gerar a sua renda futura. Existem diversas opções e caminhos, algo que envolve uma análise de rentabilidade versus riscos, além do seu perfil de investidor.

Vale lembrar que, atualmente, já existem fundos de previdência privada que trabalham quase que exclusivamente no mercado de ações. Se esse cenário traz rentabilidade, é preciso tomar cuidado com a volatilidade que ele também oferece.

Para perfis mais agressivos, essa pode ser uma boa opção. Contudo, caso você seja mais conservador nos seus investimentos, passa a ser necessário garantir que os ativos escolhidos também mantenham maior segurança.

É em função disso que a sua aderência ao risco deve estar alinhado com os ativos selecionados para o investimento de longo prazo. Sem essa preocupação, nem mesmo o pecúlio é capaz de tranquilizar. Portanto, sempre respeite o seu perfil de investidor.

Além disso, use a previdência realmente para o longo prazo, com um capital que não seja necessário nos próximos anos. Isso porque, no curto prazo, a tributação acaba sendo elevada, atrapalhando o crescimento do seu patrimônio.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados