Última modificação em 2 de outubro de 2020

O que são Passion Investments?

Mais comuns no exterior, os passion investments fazem parte dos chamados “investimentos alternativos”. Suas aplicações são feitas em artigos de luxo, como vinhos, carros importados e obras famosas – desde quadros até peças da sétima arte.

Esse tipo de investimento é uma alternativa às aplicações de risco mais comuns, como aquelas feitas na Bolsa de Valores ou mesmo títulos públicos ou privados.

Se você achou que a palavra “passion” tem alguma ligação com a tradução literal da palavra (paixão), acertou em cheio!

Os passion investments são chamados assim porque seus fundos são criados a partir de itens que são a paixão de muitos consumidores, que costumam valorizar muito com o passar dos anos.


Por que investir em Passion Investments?

Investidores sérios não vão alocar seu capital em quaisquer fundos. Portanto, existem bons motivos para investir nos passion investments, além, é claro, de ser uma boa forma de diversificar a carteira.

Esse tipo de investimento apresenta algumas vantagens relevantes e que valem a pena ser consideradas.

A primeira delas é que os respectivos artigos alterativos não estão sujeitos às flutuações de mercado, como estão sujeitos papéis de uma empresa de petróleo, por exemplo. Isso implica que os grandes choques sofridos pelo mercado não afetariam tão diretamente o rendimento dos passion investments.

Após a crise financeira de 2008, grandes investidores passaram a buscar aplicações alternativas e, por serem pouco afetados pelo mercado tradicional, encontraram nos passion investments uma boa opção.

Uma outra vantagem é que esse investimento oferece bom desempenho na relação risco e retorno e são considerados um bom amortecedor de perdas quando o desempenho de títulos é ínfimo ou mesmo negativo.

Desse modo, fica claro o motivo de investir nos passion investments: não é uma forma de ostentação, mas de diversificação de carteira e alguma segurança contra grandes perdas.

Para quem são indicados os Passion Investments?

A essa altura você deve estar se perguntando se os passion investments são uma boa forma para diversificar a sua carteira de investimentos. A resposta é: depende muito (muito mesmo!), de que tipo de investidor você é.

Não é a função deste artigo indicar onde no que você deve investir. Porém, é importante deixar marcadas algumas características dos passion investments que irão nortear a decisão sobre investir neles, ou não.

Aplicar em passion investments é uma boa ideia para grandes e experientes investidores. Isso porque, muitas vezes, um pequeno investidor busca alocar seu capital em ativos  de maior liquidez, já que na maioria dos casos essas pessoas precisam do retorno em curto ou médio prazo.

Passion investments não oferecem alta liquidez. Ao contrário, negociar uma obra de arte pode levar muito tempo!

Além disso, o custo inicial para se investir em um artigo alternativo pode ser muito alto. Para pessoas que estão habituadas a investir cinco ou dez mil na Bolsa de Valores, que tem alta liquidez, um passion investment pode ser consideravelmente caro:

Por exemplo, para investir no Brazil Golden Art – fundo voltado especificamente para obras de arte – a pessoa terá que dar um lance inicial de R$100 mil, por exemplo.

Em muitos lugares vamos ouvir ou ler que um dos melhores passion investments é o de vinhos. No fundo Bordeaux Wine Fund, especializado no setor, o investimento inicial é de R$1 milhão.

Além de liquidez e preço, os passion investments oferecem uma outra limitação para pequenos e médios investidores: acesso à informação. Não há muitos indicadores de desempenho, métricas e informações transparentes sobre o assunto.

Para um investidor experiente pode ser mais fácil acessar esses dados, ao passo que a mesma facilidade já não existe para pessoas que estão começando agora no mercado.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

IBAN

Entenda como o IBAN funciona na identificação de contas funciona e como ele é composto.

Veja outros termos