Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Passion Investments

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:02/10/2020 às 20:56 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que são Passion Investments?

Mais comuns no exterior, os passion investments fazem parte dos chamados “investimentos alternativos”. Suas aplicações são feitas em artigos de luxo, como vinhos, carros importados e obras famosas – desde quadros até peças da sétima arte.

Esse tipo de investimento é uma alternativa às aplicações de risco mais comuns, como aquelas feitas na Bolsa de Valores ou mesmo títulos públicos ou privados.

Se você achou que a palavra “passion” tem alguma ligação com a tradução literal da palavra (paixão), acertou em cheio!

Os passion investments são chamados assim porque seus fundos são criados a partir de itens que são a paixão de muitos consumidores, que costumam valorizar muito com o passar dos anos.

Por que investir em Passion Investments?

Investidores sérios não vão alocar seu capital em quaisquer fundos. Portanto, existem bons motivos para investir nos passion investments, além, é claro, de ser uma boa forma de diversificar a carteira.

Esse tipo de investimento apresenta algumas vantagens relevantes e que valem a pena ser consideradas.

A primeira delas é que os respectivos artigos alterativos não estão sujeitos às flutuações de mercado, como estão sujeitos papéis de uma empresa de petróleo, por exemplo. Isso implica que os grandes choques sofridos pelo mercado não afetariam tão diretamente o rendimento dos passion investments.

Após a crise financeira de 2008, grandes investidores passaram a buscar aplicações alternativas e, por serem pouco afetados pelo mercado tradicional, encontraram nos passion investments uma boa opção.

Uma outra vantagem é que esse investimento oferece bom desempenho na relação risco e retorno e são considerados um bom amortecedor de perdas quando o desempenho de títulos é ínfimo ou mesmo negativo.

Desse modo, fica claro o motivo de investir nos passion investments: não é uma forma de ostentação, mas de diversificação de carteira e alguma segurança contra grandes perdas.

Para quem são indicados os Passion Investments?

A essa altura você deve estar se perguntando se os passion investments são uma boa forma para diversificar a sua carteira de investimentos. A resposta é: depende muito (muito mesmo!), de que tipo de investidor você é.

Não é a função deste artigo indicar onde no que você deve investir. Porém, é importante deixar marcadas algumas características dos passion investments que irão nortear a decisão sobre investir neles, ou não.

Aplicar em passion investments é uma boa ideia para grandes e experientes investidores. Isso porque, muitas vezes, um pequeno investidor busca alocar seu capital em ativos  de maior liquidez, já que na maioria dos casos essas pessoas precisam do retorno em curto ou médio prazo.

Passion investments não oferecem alta liquidez. Ao contrário, negociar uma obra de arte pode levar muito tempo!

Além disso, o custo inicial para se investir em um artigo alternativo pode ser muito alto. Para pessoas que estão habituadas a investir cinco ou dez mil na Bolsa de Valores, que tem alta liquidez, um passion investment pode ser consideravelmente caro:

Por exemplo, para investir no Brazil Golden Art – fundo voltado especificamente para obras de arte – a pessoa terá que dar um lance inicial de R$100 mil, por exemplo.

Em muitos lugares vamos ouvir ou ler que um dos melhores passion investments é o de vinhos. No fundo Bordeaux Wine Fund, especializado no setor, o investimento inicial é de R$1 milhão.

Além de liquidez e preço, os passion investments oferecem uma outra limitação para pequenos e médios investidores: acesso à informação. Não há muitos indicadores de desempenho, métricas e informações transparentes sobre o assunto.

Para um investidor experiente pode ser mais fácil acessar esses dados, ao passo que a mesma facilidade já não existe para pessoas que estão começando agora no mercado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados