O que é o Parabólico SAR?

O Parabólico SAR é uma ferramenta muito utilizada pelos traders no mercado financeiro para identificar uma reversão de tendência, algo que representa uma oportunidade de lucro para o curto prazo.

Trata-se, em resumo, de um indicador de análise de preços, mas com maior velocidade e, portanto, volatilidade, do que outras ferramentas que compõem a análise técnica.

O nome é uma abreviação para "stop and reverse" ("pare e reverta", em tradução literal). Enquanto isso, o complemento "parabólico" foi dado em função da sua apresentação, lembrando a construção de parábolas no gráfico; embora não seja exatamente uma linha reta, mas sim em pontos.


Como funciona o Parabólico SAR?

A apresentação do indicador Parabólico SAR é feita de forma gráfica, sendo cada ponto um dado ao longo do tempo. Esse ponto fica localizado acima ou abaixo do preço do ativo.

A informação gerada pelo Parabólico SAR é relativamente simples:

Como calcular o Parabólico SAR?

Para gerar esses pontos, a ferramenta utiliza do seguinte cálculo:

SAR i + 1   = SAR  + α (PE – SAR i)

Onde:

Em resumo, o que essa fórmula faz é apresentar o valor do SAR futuro (amanhã) considerando o valor do SAR atual (hoje) somado a uma multiplicação entre o fator de aceleração e a diferença entre o ponto extremo e o valor do próprio SAR atual.

Aqui, vale esclarecer que o fator de aceleração é a velocidade pela qual o indicador pode aumentar de um dia para outro. Geralmente, utiliza-se o valor de 0,02. Já o ponto extremo é o valor máximo ou mínimo dentro de uma tendência de alta ou queda.

Apesar da complexidade do cálculo, você tem diversas ferramentas que montam as curvas automaticamente. No entanto, é importante entender a origem da construção para saber como aplicar sua análise.

Como analisar o Parabólico SAR?

A principal análise que um trader pode fazer por meio do Parabólico SAR está no entendimento sobre oportunidades de alta ou queda de um ativo. Uma vez que seja identificada, essa oportunidade indica pontos de entrada e saída do mercado.

O principal ponto de atenção para o analista dos gráficos está na relação entre os pontos desta ferramenta versus a linha com o comportamento do preço do ativo. Quando o Parabólico SAR cruza o preço (tanto para cima, como para baixo), isso representa uma reversão de tendência.

É aqui que entra o conceito básico de "stop and reverse". Isto é, se você já está posicionado no mercado, talvez alha a pena rever a sua operação ou mesmo encerrá-la. E, caso esteja fora do mercado, até mesmo considerar algum tipo de entrada.

Quais as limitações do Parabólico SAR?

O Parabólico SAR é uma ferramenta de trading e, como tal, deve ser usada como instrumento de apoio (e não como único fator para a tomada de decisão dentro do mercado). A razão para isso é que, como é comum em indicadores, ele também possui suas limitações.

A primeira delas é que o horizonte temporal não pode ser extenso. Se a tendência de alta ou de queda for muito duradoura, a ferramenta perde um pouco sua eficiência e pode gerar sinais falsos para o trader.

Outra situação que em que pode gerar sinais falsos está na lateralização de preço, isto é, quando não há tendência de alta ou baixa. Isso acontece porque não há verificação de volume de negociação

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Liquidação

O que é a liquidação? É chamado de liquidação uma das etapas da transação de ativos, segundo a qual o encerramento das operações se dá apenas…

Veja outros termos