Última modificação em 14 de dezembro de 2020

O que é overallotment?

O mercado financeiro é regido pela lei da oferta e da demanda. No entanto, essa lógica nem sempre agrada aos investidores — é o que ocorre, por exemplo, quando a demanda é muito pequena em relação à procura. Quando há uma IPO (Initial Public Offering), títulos adicionais podem ser colocados no mercado por meio de um processo denominado overallotment ou greenshoes

O overallotment, portanto, é uma estratégia usada pelos underwriters para vender ações adicionais de uma empresa.

Entendo melhor o overallotment

O termo “green shoe” deriva da Green Shoe Manufacturing Company, primeira empresa a oferecer mais ações do que as disponibilizadas inicialmente aos investidores. 

O overallotment é um lote suplementar  de ações disponibilizadas para a venda na bolsa de valores. Os títulos disponibilizados podem exceder em até 15% a quantidade inicialmente ofertada no IPO.

Isso significa que, caso julgue necessário, a empresa poderá vender mais ações do que o previsto e assim captar mais recursos para financiar os seus projetos de expansão.

Como funciona o overallotment?

Uma empresa abre o seu capital para captar recursos e investir na melhoria da empresa ou para lançar novos produtos ou serviços no mercado.

O overallotment tem o objetivo de estabilizar o preço das ações disponibilizadas na bolsa de valores. A estratégia pode ser usada sempre que a demanda superar a oferta inicial, ou seja, toda vez que o excesso de demanda fizer com que a empresa disponibilize mais títulos para os investidores.

Caso o IPO já tenha disponibilizado lotes suplementares e ainda assim o número de interessados supere  o número de ações disponíveis, a empresa poderá fazer um rateio. Assim, o lote extra de ações tem o objetivo de atender a uma demanda excessiva. No entanto, nesse caso, a empresa estará diluindo o seu capital.

Fases de emissão do overallotment

Antes da emissão dos títulos suplementares, a empresa deve nomear um intermediário para determinar o preço e elaborar a proposta para o lote suplementar. Esse documento deve ser aprovado pelos acionistas da empresa.

Durante um período pré-estabelecido, os títulos adicionais serão emitidos. Essas ações, portanto, serão oferecidas aos investidores pelo intermediário — os valores alcançados pelos lotes adicionais de ações servem de base para operações de estabilização do mercado secundário.

Assim, os intermediadores podem usar o overallotment de duas maneiras. Na primeira delas, se o IPO for um sucesso e o preço das ações subir, os subscritores podem exercer essa opção para comprar as ações extras da empresa pelo preço predeterminado e vendê-las, com lucro, para os clientes. 

Inversamente, se o valor cair, é possível comprar as ações emitidas em vez de cobrir a posição vendida, o que fará com que o preço das ações se estabilize. 

Essa estratégia, portanto, garante a estabilidade dos preços dos ativos, uma vez que o subscritor pode aumentar a oferta e suavizar as oscilações do mercado.

Um exemplo conhecido de overallotment ocorreu no IPO do Ant Financial, gigante chinesa de serviços financeiros, que desejava captar US $ 35 bilhões com a venda de ações. A empresa incluiu uma opção de overallotment de outros US $ 5 bilhões para atender a demanda robusta por suas ações.

O que é opção de resgaste reversa?

Uma opção de resgate reversa permite que a empresa venda ações da oferta pública em uma data posterior. Essas operações ocorrem caso o preço das ações não alcance o valor previsto inicialmente, assim a venda só acontecerá caso o valor do título volte a subir.

Termo do dia

Longo Prazo

O que é o longo prazo? Longo prazo é o nome dado ao período de tempo entre o presente e uma data limite no futuro, que…