Open Nav

Opção Européia

O que é opção europeia?

A opção europeia é um formato específico de negociação de opções em que o exercício do direito nessa negociação só pode ser realizado na data de vencimento do acordo. Isto é, não há a liberdade de antecipar o exercício da opção, como acontece em outros formatos.

Apesar do nome, esse tipo de opção não está restrito ao continente europeu, tampouco é válido apenas para as Bolsas de Valores lá sediadas. Em todo planeta você encontrará opções europeias, sendo válido que verifique as condições antes de adquirir qualquer tipo de ativo-objeto.


Como funciona uma opção europeia?

Em termos gerais, exceção feita à realização do direito, uma opção europeia é relativamente semelhante com outros formatos nesse mercado. A grande diferença, como já vimos, está na restrição de execução apenas na data de vencimento.

No restante, o funcionamento é bem semelhante. Ou seja, estamos falando de alguém que possua um determinado ativo e lance ao mercado uma opção a qual pode ser tanto de compra (call), como também de venda (put). Caso alguém se interesse em adquirir essas opções oferecidas, pagará um prêmio ao lançador.

Vale destacar que, embora seja uma negociação de ativo-objeto com uma data futura estipulada, não há obrigatoriedade do comprador da opção de realizar a compra ou venda no preço estabelecido. Ele tem o direito, mas a obrigação é apenas do lançador em cumprir sua parte no acordo.

Caso o comprador da opção não execute o seu direito na data de vencimento (no caso da opção europeia), ela simplesmente expira e deixa de existir. O lançador fica com o prêmio recebido, mas o comprador não precisa realizar com a operação, caso ela não seja vantajosa.

Por que usar do mercado de opções?

Normalmente, o mercado de opções é usado com o intuito de proteção (Hedge). Vale lembrar que o cenário econômico é extremamente imprevisível e fatos podem mudar drasticamente o rumo da precificação de um ativo-objeto.

Quer exemplo melhor do que o Coronavírus? O vírus apareceu na Ásia e, em pouco tempo, começou a impactar o cenário econômico de diferentes Bolsas de Valores pelo mundo (inclusive a nossa) em um período em que a economia parecia estável.

Sendo assim, todo ativo está exposto a uma série de variações que envolvem o seu preço, a inflação, a taxa de juros do país e até mesmo alterações de câmbio. Neste sentido, a proteção de preços pela opção europeia acaba por ser um importante recurso para proteção patrimonial.

Opção europeia x opção americana: quais as diferenças?

Como mencionamos ao longo do texto, a opção europeia não é o único formato disponível para investimentos. Outro, ainda mais comum, é a opção americana.

A principal diferença entre as duas está no exercício do direito em relação ao ativo-objeto. Enquanto que na opção europeia ele está preso à data de vencimento, na opção americana o comprador pode realizar seu direito a qualquer momento até o prazo final acordado.

Ou seja, podemos concluir que a opção americana oferece maiores benefícios ao comprador, especialmente na liberdade de execução das suas estratégias de proteção.

Como comprar opção europeia no Brasil?

No Brasil, caso você queira adquirir opções, pode fazer isso com facilidade por meio do Home Broker da sua corretora. Por padrão, a opção americana é a mais utilizada por aqui.

De qualquer forma, o ideal é que você certifique dessa informação antes de fazer qualquer aquisição de opção (seja ela europeia ou americana). A melhor forma de fazê-lo é por meio das características detalhadas do ticker na própria Bolsa de Valores (B3).

Lembre-se ainda de que a escolha deve estar de acordo com seus objetivos. Isto é, caso você veja necessidade de exercer seu direito a qualquer momento, a opção americana pode ser mais recomendada ainda que exija maior prêmio.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados