Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

OPA – Oferta Pública de Aquisição

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/07/2019 às 13:43 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é OPA (Oferta Pública de Aquisição)?

Quando as empresas desejam entrar na bolsa de valores, é necessário que elas realizem a oferta pública inicial de ações, conhecida como IPO. De maneira oposta, quando a empresa deseja sair do mercado de capitais, é preciso realizar a OPA (Oferta Pública de Aquisição).

Em resumo, a oferta pública de aquisição é a parada das negociações de ações da empresa dentro da bolsa de valores. Em outras palavras, é o fechamento de capital.

Quando esse processo acontece, o acionista majoritário, que controla a organização deve fazer uma oferta aos outros acionistas e garantir a compra do restante das ações da empresa.

O preço considerado justo é determinado por um laudo feito por uma empresa externa, que é encarregada de fazer essa análise. Pelo menos essa é a atual norma da CVM.

Os fatores incluídos nessa análise devem seguir três premissas:

  1. fluxos de caixa futuros;

  2. preço médio da ação nos últimos 12 meses;

  3. patrimônio líquido por ação.

Como funciona a OPA?

A partir do momento em que o processo de OPA é iniciado, é fundamental que a empresa em questão faça uma publicação por meio de um fato relevante, atualizando assim, os seus acionistas.

O passo seguinte é o pedido de fechamento de capital, que deve ser feito na CVM com limite de até 30 dias. O órgão então irá decidir se o pedido será ou não aceito.

Em caso de aceite, dá se início o processo de análise externa que apontará o valor sugerido para cada ação. Se os acionistas aceitaram o valor sugerido, o valor é depositado na conta de cada um deles.

Caso 10% ou mais dos acionistas discordarem da proposta, é necessário a realização de uma assembleia para discutir a precificação do ativo.

Por que realizar uma OPA (Oferta Pública de Aquisição)?

Existem 3 motivos que podem ser considerados quando uma empresa decide realizar o processo de fechamento de capital:

  1. Ações muito baratas: o controlador da empresa pode achar que os valores das ações no mercado estão muito baratas quando comparadas com o seu valor justo;

  2. Horizonte favorável: esse motivo é semelhante ao anterior, mas tem como base a premissa de um cenário lucrativo no futuro, onde as ações serão negociadas abaixo do que pode ser considerado um valor ideal;

  3. Pouca necessidade de captação: existem casos de empresas que fecham seu capital pelo simples fato de que não precisam mais de recursos externos para manter suas atividades.

Desvantagens de realizar o processo de OPA

Existem algumas desvantagens no processo de OPA (Oferta Pública de Aquisição) tanto para os acionistas majoritários quanto para os minoritários.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Menos oportunidade para os investidores: quando uma empresa fecha seu capital, consequentemente existem menos opções no mercado financeiro que um investidor individual pode escolher;

  • Acionistas perdem liquidez: ao realizar o processo de OPA, uma empresa torna o mercado financeiro um lugar mais difícil de transformar ativos reais em dinheiro, uma vez que a liquidez do ambiente como um todo é afetada;

  • Perda de captação de recursos: vender ações é uma forma das empresas coletarem dinheiro para investir em expansões e projetos futuros. Realizar uma OPA elimina essa possibilidade;

  • Menos transparência: empresas de capital aberto são obrigadas a divulgar seus resultados periodicamente e fazer uma conferência aberta para comunicar todos os participantes do mercado. Isso já não é verdade no caso de empresas de capital fechado…

A OPA e o mercado de capitais

O processo de OPA (Oferta Pública de Aquisição) impacta diretamente no mercado de capitais e pode ser considerado uma prática que, via de regra, enfraquece o ambiente financeiro.

É claro que podem existir motivos para justificar essa decisão, como precificação das ações muito baixa ou pouca necessidade de captação de recursos, mas a decisão de seguir com o processo deve ser aceita por todas as partes envolvidas, para que não seja uma operação complicada e com muitas dores de cabeça.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados