Open Nav Logo Mais Retorno

Oligopsônio

O que é oligopsônio

Oligopsônio é um mercado no qual há poucos compradores para certo produto ou serviço. O termo vem do grego: "oligo" significa "pouco"; "psonio" significa "comprar". É uma forma de estrutura de mercado na qual há competição imperfeita. Ele pode ser considerado o contrário de um oligopólio, que é o mercado no qual há poucos vendedores.


Características de um oligopsônio

 

A principal característica de um oligopsônio é que os compradores exercem muita influência no mercado. Eles podem até mesmo fazer com que os vendedores reduzam o preço do produto ou serviço em questão.

Porém, não é apenas na questão financeira que os compradores exercem sua influência. Quando se forma um oligopsônio, eles podem ditar as especificações que desejam ao vendedor: quantidade, embalagem, entrega, qualidade, variedade, entre outros fatores. Como o vendedor não pode se dar ao luxo de perder um cliente (afinal, não existem tantos clientes assim no mercado), ele precisa se adaptar à demanda.

De fato, do ponto de vista do vendedor, não existem vantagens em uma situação de oligopsônio. Além de estar em uma posição de menos poder do que o comprador, ele também acabam arcando com boa parte dos riscos envolvidos no negócio. Por exemplo, se um produtor agropecuário em um oligopsônio eventualmente produzir mais do que o esperado, ele não tem como escoar o excedente, e fica com o prejuízo.

Outra característica relevante de um oligopsônio é que o produto ou serviço em questão é bastante homogêneo. Não existe diferenciação relevante na oferta.

Diferença entre oligopsônio e monopsônio

Enquanto no oligopsônio temos poucos compradores, em um monopsônio temos apenas um comprador. O exemplo clássico de um monopsônio é da situação em que existem muitos trabalhadores e um único empregador.

Ser um vendedor dentro de um monopsônio é uma situação extremamente indesejável, porque o comprador tem absoluto controle sobre o mercado. Os vendedores vão competir entre si para conquistar o comprador, em uma corrida para oferecer preços cada vez menores. No exemplo dos empregados, eles estariam dispostos a aceitar salários e condições de trabalho inferiores, simplesmente para manter o emprego.

Exemplos de oligopsônios

Um dos melhores exemplos de oligopsônio é o mercado de cacau, controlado por algumas poucas indústrias alimentícias que compram esse produto como insumo. Outro bom exemplo é o mercado de tabaco, controlado pelas poucas indústrias de cigarros. Também podemos mencionar os mercados de aeronaves de grande porte, de telas para cinemas, de combustível para foguetes.

Considerações sobre os oligopsônios

Existem duas considerações interessantes sobre os oligopsônios que merecem sua atenção.

A primeira é que o status quo de um oligopsônio só pode se manter enquanto continuar havendo poucos compradores naquele mercado. E a manutenção desse status é, como vimos, muito vantajosa para os compradores que já estão dentro. Então, os oligopsônios são mercados nos quais é tradicionalmente difícil entrar como comprador.

Vamos tomar como exemplo o caso das indústrias de cigarros. Elas estão em um oligopsônio com os produtores de tabaco. Se uma novas indústrias de cigarros começarem a surgir, essa relação vai se quebrar. Porém, isso não acontece, porque existem várias barreiras de entrada para abrir uma indústria de cigarros, desde questões burocráticas até o altíssimo investimento inicial.

A segunda consideração é que, em geral, a empresa que está na posição de compradora em um oligopsônio também está em posição de vendedora em um oligopólio.

Vejamos novamente o caso das indústrias de cigarros: elas são compradoras no mercado de tabaco, que é um oligopsônio; porém, elas também são vendedoras no próprio mercado de cigarros, que é um oligopólio. Portanto, essas empresas estão em uma posição extremamente confortável em toda a sua cadeia de negócios, do fornecedor de matéria-prima ao consumidor final.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão