Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Oferta e Demanda

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/04/2019 às 19:42 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é a oferta e o que é a demanda?

A oferta e a demanda são dois os fatores mais importantes da economia, pois identificam os elementos existentes dentro de uma relação de consumo. Quando um item é comercializado, sempre existem dois agentes econômicos envolvidos: um que compra e o outro que vende, e que são, respectivamente, o demandante e ofertante.

Em suma, a oferta diz respeito ao produto que está sendo comercializado e a quantidade disponível para aquisição - assim, dizer que há baixa oferta de um bem no mercado é o mesmo que dizer que ele é oferecido em um montante pequeno e restrito. A demanda, por sua vez, relaciona a necessidade que aquele produto sacia e a quantidade de pessoas dispostas a pagar por ele.

Dessa forma, sempre que você vai ao supermercado, há uma oferta (de água, por exemplo) e uma demanda (a sua sede). E aí justamente essa diferença entre os sedentos e as garrafas de água, ou melhor, entre a demanda e a oferta, que possibilitou a identificação da famosa “lei da oferta e da demanda”, ainda no século XVIII. No entanto, cabe perceber que essa relação é muito mais antiga que a sua teorização, visto que ela é a força-motriz do próprio comércio e da própria economia.

Como funciona a lei da oferta e da demanda?

Adam Smith é considerado não apenas o mais importante teórico do liberalismo econômico, como também o pai da economia moderna e um dos principais responsáveis pelo estabelecimento dos estudos econômicos como uma ciência respeitada.

Ainda nessa linha honrosa, Adam Smith é o responsável pela definição de um termo que hoje vemos em abundância em sites e jornais diversos, além de todos os telejornais. A lei da oferta e da demanda foi cunhada ainda em 1776, na obra A Riqueza das Nações. Ao descrever a também reconhecida "mão invisível” que atuaria sobre o mercado econômico, o autor indica a seguinte relação:

  • Sempre que a oferta de um bem no mercado excede a sua demanda (procura), o valor do item cai;
  • Sempre que a demanda de um bem no mercado excede sua oferta, o valor do item sobe.

O que explica, pelo menos em parte, o porquê de sempre que você faz uma nova visita ao supermercado, à farmácia e ao posto de gasolina, os preços sempre estão maiores ou menores em relação a semana passada, por exemplo.

E porque pedras consideradas preciosas não possuírem o mesmo valor que as pedrinhas comuns.

A oferta, em geral, costuma ser influenciada não apenas pela quantidade de um insumo ou matéria-prima, mas também pelo capital, tempo e tecnologia empregadas na extração e/ou transformação - ou seja, pelos chamados fatores de produção.

Já a demanda é diretamente impactada pelo próprio poder aquisitivo do demandante, as necessidades pessoais e gerais, as tendências sociais e, é claro, pelo preço dos produtos. Esse último é considerado um fator especial, pois o demandante está constantemente ponderando se o custo de um produto equivale aos benefícios que ele oferece.

Como a oferta e a demanda são representadas graficamente?

A relação entre oferta e demanda pode ser também expressada através de gráficos.

Aqui:

  • a oferta possui sempre inclinação positiva.
  • a demanda possui sempre internação negativa;
  • O ponto de intersecção entre as duas curvas é conhecido como ponto de equilíbrio, que é onde a oferta e a demanda se tornam equivalentes no mercado.

O equilíbrio ocorre quando o preço de mercado é o que faz as empresas ofertarem exatamente o suficiente para atender a demanda de seus produtos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados