Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

NOI – Net Operating Income

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/11/2019 às 17:22 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Net Operating Income - NOI

Net Operating Income, ou NOI, que pode ser traduzido como Receita Operacional Líquida, é um número usado para analisar a a lucratividade de investimentos imobiliários. Ele equivale a toda a receita gerada pelo imóvel, menos todos os gastos operacionais necessários.

É importante notar que o NOI é um número antes dos impostos e exclui o pagamento de empréstimos (principal e juros), despesas de capital, depreciação e amortização.

Imóveis geradores de receita

Tenha em mente que, no caso de imóveis destinados a utilização pelo próprio proprietário, o NOI não é um número relevante, porque esses imóveis não geram receita.

O conceito de NOI só traz informações importantes no caso de imóveis geradores de receita, sejam residenciais ou comerciais.

Cálculo do NOI

Antes de calcular o NOI, é preciso encontrar o GOI, Gross Operating Income, ou seja, Receita Operacional Bruta. A fórmula do GOI é:

GOI = RPB = VPC

Onde:

*RPB é a receita potencial bruta

*VPC é a vacância e perda de créditos (ou seja, o quanto o imóvel perde por causa de períodos sem uso e inquilinos que não pagam)

Agora, é a hora de calcular o NOI, usando a seguinte fórmula:

NOI = GOI - GO

Onde:

*GOI é a receita operacional bruta

*GO são os gastos operacionais

É interessante notar que as receitas de um imóvel podem ser obtidas principalmente por meio do recebimento de aluguel. No entanto, também é possível obter receita por meio de facilidades que podem ser instaladas na propriedade, como estrutura para estacionamento.

Por outro lado, os gastos operacionais são aqueles indispensáveis para a manutenção do imóvel. Alguns dos principais são: pagamento de apólices de seguro, taxas legais, impostos, consertos, salário do responsável por cuidar do imóvel.

No entanto, gastos com melhorias (por exemplo, a instalação de um novo sistema de ar-condicionado) não entram nessa conta.

Importância do NOI

O NOI é usado, principalmente, como um método de valuation. Ele permite determinar o valor dos imóveis que geram receita. Assim, o investidor pode comparar diferentes propriedades para identificar qual tem maior valor e tomar decisões de compra e venda.

No caso de imóveis financiados, o NOI também é uma informação útil para que o investidor possa avaliar se a receita é suficiente para cobrir os gastos operacionais e mais o pagamento da dívida.

NOI x NOL

Em alguns casos, a receita do imóvel é inferior aos gastos operacionais. Quando isso acontece, temos um NOI negativo, também chamado de NOL, Net Operating Loss, ou Prejuízo Operacional Líquido.

Se um imóvel apresenta NOL, caso seja feito um pedido de hipoteca, por exemplo, existe alta probabilidade de que seja recusado.

NOI x EBIT

Em outras situações que não sejam o universo dos investimentos imobiliários, existe um número bastante similar ao NOI. Trata-se do EBIT, sigla para Earnings Before Interest and Taxes, ou seja, rendimento antes de juros e impostos.

A diferença principal entre NOI e EBIT é que este leva em consideração dois fatores que aquele não contabiliza. Esses fatores são a depreciação e a amortização.

Limitações do NOI

Apesar de ser um número útil, o NOI tem limitações. Uma delas é que ele pode ser facilmente manipulado.

Uma das maneiras de manipulação é simplesmente adiar alguns dos gastos operacionais que seriam necessários para o imóvel. Além disso, aumentar a receita também é relativamente fácil.

Um exemplo de medida para aumentar o NOI de um imóvel é oferecer a um locatário desconto no aluguel, em troca de que ele faça o trabalho de cuidar da propriedade. Assim, a receita diminui um pouco, mas é possível cortar um gasto significativo que seria o salário de um funcionário para desempenhar essa tarefa.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados