Open Nav Logo Mais Retorno

Mercado de Títulos

O que é o Mercado de Títulos?

O Mercado de Títulos é representa uma parte do mercado financeiro em que os investidores podem negociar títulos de dívida emitidos pelo governo e empresas.

Os governos normalmente emitem títulos para aumentar o capital para pagar dívidas ou financiar melhorias na infraestrutura. As empresas de capital aberto emitem títulos quando precisam financiar projetos de expansão de negócios ou manter operações em andamento.


Como funciona o Mercado de Títulos?

 

Os títulos vendidos no Mercado de Títulos são todas as várias formas de dívida. Ao comprar um título, o investidor está emprestando dinheiro por um período determinado e cobra juros — da mesma forma que um banco faz com seus devedores.

O Mercado de Títulos oferece aos investidores uma fonte constante de renda. Em alguns casos, como títulos do Tesouro emitidos pelo governo federal, os investidores recebem pagamentos de juros semestrais.

Muitos investidores optam por manter títulos em suas carteiras como forma de diversificar seus investimentos com aplicações de renda fixa, quando é possível calcular quanto você receberá até o fim do investimento.

Mercado primário e mercado secundário

O Mercado de Títulos é amplamente dividido em duas áreas diferentes: o mercado primário e o mercado secundário.

O mercado primário é frequentemente referido como o mercado de "novas emissões", no qual as transações ocorrem diretamente entre os emissores e os compradores. Em essência, o mercado primário gera a criação de novos títulos de dívida que não haviam sido oferecidos anteriormente ao público.

No mercado secundário, os títulos que já foram vendidos no mercado primário são então comprados e vendidos em datas posteriores. Os investidores podem comprar esses títulos de um corretor, que atua como intermediário entre as partes compradoras e vendedores.

Essas emissões do mercado secundário podem ser agrupadas na forma de fundos de pensão, fundos mútuos e apólices de seguro de vida, entre muitas outras estruturas de produtos.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados