Open Nav

Mercado à Vista

O que é o mercado à vista?

Não existe forma melhor do que explicar o conceito de mercado à vista, no universo dos investimentos, do que traçando um paralelo com as relações comerciais firmadas já no nosso dia a dia.

Quando você vai a uma loja de eletrodomésticos, por exemplo, e te oferecem a opção de pagar à vista ou a prazo, o que isso significa? No pagamento à prazo, é criada uma obrigação, segundo a qual você se compromete a entregar determinada quantia no futuro para a empresa vendedora do eletrodoméstico que você escolheu. No pagamento à vista, por sua vez, essa obrigação futura é inexistente: no mesmo momento você entrega o dinheiro e o vendedor, o produto comprado.

No mercado financeiro, existe um semelhante: o mercado à vista e o mercado a prazo (sub-dividido em três formas diferentes de se negociar a prazo).

No mercado a prazo, sobre o qual discutiremos maiores detalhes em tópicos a seguir, o dinheiro e o ativo negociado são entregues apenas em alguma data futura. O que as partes firmam, por ora, é a obrigação futura.

Por outro lado, o mercado à vista é como pagar de uma vez por aquele belo sofá novo para a sua sala: você recebe o item ao mesmo tempo em que entrega o pagamento. Aqui, o dinheiro do comprador das ações, por exemplo, sai da sua corretora de valores, cumpre todos os processos de custódia e liquidação e então é  liberado para o vendedor através da corretora dele. As ações do vendedor, no que lhes dizem respeito, são processadas pelas instituições depositárias até que a transferência de titularidade seja concluída e o comprador se torne legitimamente o novo dono delas. É um processamento de duas vias, percebe?

Mas fique de olho! Assim como o sofá tem um prazo de entrega para chegar na sua casa e as instituições financeiras têm o seu próprio prazo para repassar o pagamento para as lojas, o mercado à vista tem os seus prazos. D+1, D+2, D+3... Tudo depende do sistema.

Os títulos do Tesouro Direto, por exemplo, não oferecem todos a mesma liquidez dos títulos da Bolsa de Valores. Isso porque os processos que narramos no parágrafo anterior ocorrem tempos diferentes em cada um deles.


E quais são os mercados a prazo? Eles são melhores que o mercado à vista?

Quando se trata de mercado a prazo, pode-se dividi-lo em três categorias: o mercado a termo, o mercado de opções e o mercado futuro.

O mercado a termo é costumeiramente definida como uma compra "a prazo e com juros", quando traduzido para o cotidiano. Isso porque, além de pagar um valor previamente acordado por aquele ativo, o comprador se compromete também a entregar um valor excedente em juros para o vendedor, em forma de compensação.

Já o mercado de opções, a parte compradora no contrato possui a opção de não concretizar o acordo. Assim, quem adquire uma opção de venda, pode ou não vender o seu ativo na data limite. Quem adquire uma opção de compra, por outro lado, pode ou não comprar tal ativo naquela data. Para tanto, o comprador da opção deve realizar o pagamento de uma garantia equivalente a uma pequena parte do valor do contrato (uma espécie de "sinal"), que não será devolvida em caso de desistência.

Por fim, falemos do mercado futuro. Neste caso, algo semelhante ao processo do mercado a termo acontece, com uma diferença importante: a possibilidade de transferência de obrigação. Lá no mercado a termo, o comprador não pode se desfazer dela: uma vez assumida, ele deve cumpri-la quando a data definida no contrato chegar. Aqui, existe a possibilidade de vender a obrigação para outro investidor, que se responsabiliza por honrá-la no prazo devido.

Não podemos dizer que um desses mercado a prazo é melhor, nem qual "vence" o mercado à vista em qualquer ponto. Escolher em qual dos mercados investir é uma mera questão de estratégia de investimento, que deve ser amparada sobretudo nos seus objetivos com aquela aplicação.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados