Open Nav

Marcos Lisboa

Quem é Marcos Lisboa?

Marcos Barros Lisboa é o nome de um proeminente economista brasileiro, que acumula mais de três décadas de experiência no mercado financeiro, atuando em organizações tanto da esfera privada quanto da esfera pública.

Nascido em 1964, no Rio de Janeiro, Marcos Lisboa se graduou em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assim como concluiu o seu mestrado na mesma instituição. O seu doutorado em Economia, por sua vez, foi obtido através da estadunidense Universidade da Pensilvânia.

A carreira de Armínio Fraga pode ser dividida entre as funções no meio acadêmico e as funções no meio executivo. No primeiro caso, entre 1989 e 2002 o economista acumulou algumas experiências lecionando na Universidade Federal Fluminense (a UFF), na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e no Departamento de Economia da Universidade de Stanford.

No mesmo período, mais especificamente em 1995, ele já lançara um livro técnico: "Preços de Produção, Método de Longo Prazo e Equilíbrio Geral: Uma Crítica à Teoria Neo-Ricardiana dos Preços Relativos".

Sobre as suas funções no meio executivo, onde Marcos Lisboa alcançou maior peso no mercado financeiro, trataremos já no próximo tópico. Vamos lá?!


Como Marcos Lisboa ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Marcos Lisboa passou por renomadas companhias ao longo de sua carreira.

Na esfera privada, foi vice-Presidente de Risco Operacional e Eficiência no banco Itaú Unibanco, diretor executivo no Unibanco e presidente na Instituto Brasil Resseguros (a IRB). Atualmente, ele é presidente do Insper, uma instituição brasileira de ensino superior focada em negócios, economia, direito e engenharias. Antes disso, entre 2013 e 2015 ele ocupou a vice-presidência da instituição.

Na esfera pública, Lisboa foi Secretário de Política Econômica no Ministério da Fazenda entre 2003 e 2005.

Graças ao seu trabalho nas duas esferas, Marcos Lisboa foi eleito o Economista do Ano de 2010 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados