Última modificação em 17 de agosto de 2020

O que é Manufatura

Manufatura é um sistema de produção. O termo significa, literalmente, produzir com as mãos. Ele consiste em transformar matéria-prima ou partes em bens acabados, utilizando trabalho humano, ferramentas, maquinários, processamento físico-químico.

A manufatura em larga escala permite a produção em massa de bens, usando linhas de produção e tecnologias avançadas. Técnicas eficientes de manufatura possibilitam que os fabricantes produzam mais unidades a um custo mais baixo.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Entendendo melhor a manufatura

A manufatura não é simplesmente um processo de produção. Ele é um processo de geração de valor. Portanto, os bens resultantes desse processo podem ser vendidos a um preço mais alto do que os materiais que foram usados no começo.

Ao longo do tempo, a manufatura evoluiu. Antes da Revolução Industrial, consistia principalmente na força de trabalho humana e no uso de ferramentas básicas. Com a Revolução, a mecanização passou a ser aplicada de maneira cada vez mais intensa, ao ponto que, hoje, existem linhas de produção inteiras sem um único funcionário.

Manufatura e Ford

Henry Ford e sua empresa, a Ford Motor Company, tiveram um papel muito importante na evolução da manufatora. Ele foi responsável por desenvolver e popularizar algumas das técnicas que possibilitaram a produção em massa, durante o começo do Século XX. Essas técnicas ficaram conhecidas na administração como Fordismo.

Ford fez muito, por exemplo, para melhorar a produtividade. A principal contribuição foi a criação da linha de produção móvel. Ela consiste em uma esteira que move, literalmente, o produto pela fábrica, passando de um estágio para o outro da montagem. Enquanto isso, os funcionários permanecem em uma posição fixa, executando a mesma tarefa repetidamente.

Na época, esse conceito realmente fez muito para aumentar a produtividades das fábricas. No entanto, anos depois, perceberiam que a técnica criada por Ford apresentava alguns problemas.

Um deles era o fato de que o funcionário perdia o engajamento, já que ele não podia ver o valor de sua contribuição para a empresa. Afinal, cada colaborador executava uma tarefa muito específica, como simplesmente apertar um parafuso.

Manufatura e Toyota

Depois do fim da era Ford, foi a vez da Toyota trazer suas contribuições para a evolução da manufatura. Ela até dá nome para um sistema de produção: o TPS - Toyota Production System, também conhecido como Toyotismo.

Uma das principais inovações desse sistema foi a criação do Just in Time, que permitia eliminar desperdícios, um dos grandes problemas da linha de produção fordista.

Além disso, também implementou a prática de parar a linha de produção sempre que um erro era identificado, fazendo toda a equipe se mobilizar para o reparo. Isso levava a uma queda drástica na ocorrência de erros ao longo do tempo.

Manufatura no século XXI

Muita coisa mudou na manufatura, com a transição do século XX para o século XXI. Uma das maiores mudanças é que, com o aprofundamento da globalização, o processo de fabricação de bens passou a ser deslocado para certas áreas do globo e terceirizado completamente para outras empresas.

Uma empresa não precisa mais se ocupar da produção dos bens que comercializa sob sua marca. Ela pode usar estratégias como o Private Label para comprar um produto pronto de um fabricante e vender como seu.

Além disso, os fabricantes que realmente executam a manufatura concentram-se, cada vez mais, em países como a China. Essa escolha geográfica busca uma combinação ideal de conjuntura político-econômica que garanta custos, riscos e responsabilidade mínimos.

Outro ponto importante é que, conforme já apontado, a produção fica cada vez mais independente da intervenção humana, até mesmo para operar as máquinas. Um bom exemplo é o uso de impressoras 3D para produzir uma ampla variedade de bens; basta projetar e programar a máquina, que executa todo o processo de forma automática.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Accrual

O que é Accrual? Accrual, termo em inglês que pode ser traduzido como “acúmulo”, é usado no mundo da contabilidade em referência à maneira como receitas e…

Veja outros termos