O que é a Lâmina do Fundo?

Assim como em qualquer investimento, você precisa estar bem informado sobre como seu dinheiro vai ser gerenciado para que chegue o mais próximo da rentabilidade esperada. Um dos documentos mais objetivos e importantes para quem é cotista é a lâmina do fundo de investimentos.

A lâmina do fundo possui as informações essenciais desse tipo de aplicação. Ela resume as regras, a estratégia e a performance dele, dando as diretrizes de quais dados você precisa para analisar se vale a pena ou não investir em determinado fundo.


Para que serve a Lâmina do fundo?

 

Todo cotista de um fundo de investimento tem seus direitos e deveres. Enquanto os deveres definem como adquirir cotas, período de entrada ou saída e aumento do patrimônio no fundo, os direitos se resumem ao acesso à informação de toda a política de investimentos.

Quando você se torna cotista de um fundo, pode consultar os dados a partir de alguns documentos:

A lâmina do fundo deve ser feita pelos administradores de fundos de investimentos abertos, que são mais flexíveis quanto à entrada ou saída de cotistas e aumento de patrimônio. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o documento deve ser disponibilizado para os membros antes de ingressarem no fundo.

Essa lâmina de informações essenciais deve apresentar dados específicos e em uma sequência definida. Por ter a mesma estrutura e apresentação simplificada, ela costuma ajudar os investidores na hora de decidirem sobre seus investimentos, comparando as lâminas.

O que contém na Lâmina do fundo?

Pela estrutura padronizada, a lâmina do fundo contém os seguintes dados:

A lâmina é disponibilizada nos sites das instituições financeiras e nos chamados pontos de distribuição, como agências bancárias e unidades das corretoras.

Lâmina do Mais Retorno

Na hora de comparar os fundos para escolher onde fazer seu investimento, ou mesmo acompanhar o mercado para mudar qualquer estratégia, fica mais fácil ter à mão os principais dados desse tipo de aplicação.

Para quem busca praticidade, o Mais Retorno tem, desde 2017, um ranking de fundos que lista aqueles que tiveram melhor desempenho nos últimos seis meses. Na Lâmina do Mais Retorno, você pode conferir fundos por classes (cambial, ações, multimercado, renda fixa e previdência) e subclasses (multimercado macro, long & short, etc.).

Nela, estão relacionados alguns dados como:

O ranking lista apenas os fundos com mais de 50 cotistas, com patrimônio acima de R$ 1 milhão, que estejam ativos, que existem há pelo menos um ano e que não sejam exclusivos.

Além do ranking, o Mais Retorno também disponibiliza outras duas ferramentas:

O que analisar em um fundo de investimento?

Como dissemos anteriormente, a lâmina do fundo possui informações preciosas para você tomar como referência. Para saber como analisar os fundos, confira nosso post sobre como comparar fundos como um profissional em 10 passos simples.

 

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Lei Kandir

A Lei Kandir foi uma das iniciativas do legislativo para incentivar a exportação, porém, causou muita polêmica. Saiba mais!