Open Nav

JOMO – Joy of Missing Out

O que é o JOMO - Joy of Missing Out?

Joy of Missing Out, mais conhecido pelo acrônimo JOMO, é o nome dado a uma posicionamento cultural específico da era digital, que se caracteriza pela valorização intencional da vida fora do mundo tecnológico, usufruindo com qualidade do tempo longe de redes sociais e aparelhos tecnológicos.

Em Língua Portuguesa, o termo pode ser traduzido como a "Alegria de Ficar de Fora", mas é o nome original em Inglês que reina por aqui também.

A verdade é o que JOMO surgiu como uma resposta contracultural. Isso porque ao longo do século é possível observar um número crescente de pessoas padecendo do que se conhece como FOMO (Fear of Missing Out) e FOBO (Fear of Better Option), ambos distúrbios ligados ao uso da internet e ao impacto dela no nosso dia a dia.


Qual é a diferença entre FOMO, FOBO e JOMO? 

O primeiro, FOMO, é tido como o exato oposto do JOMO. Em tradução livre, pode ser designado como o "Medo de Ficar de Fora" e narra justamente o receio excessivo de se ficar de fora do mundo tecnológico, perdendo assim as constantes novidades que ele oferece. Não checar as novas postagens no Instagram, a discussão de um tema no Twitter e até mesmo não receber um meme que viralizou no WhatsApp são motivos para o desenvolvimento de sintomas como ansiedade, estresse, mau humor, angústia e até depressão. 

Já o FOBO, embora não esteja diretamente ligado ao acesso à internet, mas sim à quantidade de opções que nos sufoca a ponto de nos paralisar, tem inegável associação com o desenvolvimento digital. Afinal de contas, sites de buscas entregam milhares e até milhões de opções de receitas, filmes, músicas e tudo o que se pode imaginar... Em questão de segundos!

Como já explicamos, o JOMO surge em oposição a esses dois distúrbios. Ele pode ser praticado de forma proativa (como no caso de algumas pessoas mais velhas, que por terem passado boa parte da vida fora do mundo online não dão muita bola para ele) ou de forma reativa (como no caso daqueles que já sofreram de FOMO, por exemplo, e decidiram adotar uma postura para coibi-lo).

Quais são as vantagens de se adotar o JOMO - Joy of Missing Out?

Após entendermos o que JOMO significa é comum imaginá-lo como um mero "desligar o celular". Contudo, o JOMO costuma estar integrado com diversas práticas de produtividade, qualidade de vida e aprimoramento dos relacionamentos. Afinal de contas, não se trata apenas de dar um tempo do mundo online, mas sim aproveitar melhor o offline. 

Para se ter uma ideia de sua importância, é bacana saber que o JOMO já é considerado, inclusive, um posicionamento de preservação da saúde. Isso porque pesquisas indicam que pessoas que acessam 7 redes sociais ou mais têm um risco 3 vezes maior de desenvolver depressão e ansiedade, quando comparadas aquelas presentes em apenas 2 redes sociais ou menos todos os dias. 

Ao abrir mão de estar conectado o tempo todo e de se comparar tanto com a vida do coleguinha na rede social, as pessoas usualmente desfrutam de uma maior saúde mental, tempo livre e contentamento nas suas atividades cotidianas.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados