Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

JOMO – Joy of Missing Out

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/03/2020 às 14:47 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o JOMO - Joy of Missing Out?

Joy of Missing Out, mais conhecido pelo acrônimo JOMO, é o nome dado a uma posicionamento cultural específico da era digital, que se caracteriza pela valorização intencional da vida fora do mundo tecnológico, usufruindo com qualidade do tempo longe de redes sociais e aparelhos tecnológicos.

Em Língua Portuguesa, o termo pode ser traduzido como a "Alegria de Ficar de Fora", mas é o nome original em Inglês que reina por aqui também.

A verdade é o que JOMO surgiu como uma resposta contracultural. Isso porque ao longo do século é possível observar um número crescente de pessoas padecendo do que se conhece como FOMO (Fear of Missing Out) e FOBO (Fear of Better Option), ambos distúrbios ligados ao uso da internet e ao impacto dela no nosso dia a dia.

Qual é a diferença entre FOMO, FOBO e JOMO? 

O primeiro, FOMO, é tido como o exato oposto do JOMO. Em tradução livre, pode ser designado como o "Medo de Ficar de Fora" e narra justamente o receio excessivo de se ficar de fora do mundo tecnológico, perdendo assim as constantes novidades que ele oferece. Não checar as novas postagens no Instagram, a discussão de um tema no Twitter e até mesmo não receber um meme que viralizou no WhatsApp são motivos para o desenvolvimento de sintomas como ansiedade, estresse, mau humor, angústia e até depressão. 

Já o FOBO, embora não esteja diretamente ligado ao acesso à internet, mas sim à quantidade de opções que nos sufoca a ponto de nos paralisar, tem inegável associação com o desenvolvimento digital. Afinal de contas, sites de buscas entregam milhares e até milhões de opções de receitas, filmes, músicas e tudo o que se pode imaginar... Em questão de segundos!

Como já explicamos, o JOMO surge em oposição a esses dois distúrbios. Ele pode ser praticado de forma proativa (como no caso de algumas pessoas mais velhas, que por terem passado boa parte da vida fora do mundo online não dão muita bola para ele) ou de forma reativa (como no caso daqueles que já sofreram de FOMO, por exemplo, e decidiram adotar uma postura para coibi-lo).

Quais são as vantagens de se adotar o JOMO - Joy of Missing Out?

Após entendermos o que JOMO significa é comum imaginá-lo como um mero "desligar o celular". Contudo, o JOMO costuma estar integrado com diversas práticas de produtividade, qualidade de vida e aprimoramento dos relacionamentos. Afinal de contas, não se trata apenas de dar um tempo do mundo online, mas sim aproveitar melhor o offline. 

Para se ter uma ideia de sua importância, é bacana saber que o JOMO já é considerado, inclusive, um posicionamento de preservação da saúde. Isso porque pesquisas indicam que pessoas que acessam 7 redes sociais ou mais têm um risco 3 vezes maior de desenvolver depressão e ansiedade, quando comparadas aquelas presentes em apenas 2 redes sociais ou menos todos os dias. 

Ao abrir mão de estar conectado o tempo todo e de se comparar tanto com a vida do coleguinha na rede social, as pessoas usualmente desfrutam de uma maior saúde mental, tempo livre e contentamento nas suas atividades cotidianas.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados