Última modificação em 26 de dezembro de 2019

Quem é Jim Rogers

A gravata-borboleta em boa parte de suas aparições o torna inconfundível. Jim Rogers é um empresário americano, que já rodou o mundo em suas viagens de moto e espalha sua opinião de investidor como comentarista financeiro em diversos canais.

Além da opinião influente, Jim Rogers também é responsável pela criação de índices econômicos e de fundos de investimento com performance surpreendente. Nos últimos anos, tem dado ênfase em seus comentários e aplicações ao mercado asiático, região onde vive desde 2007.


Qual a história de Jim Rogers no mercado financeiro?

Nascido na cidade americana de Baltimore, em Maryland, e criado em Demopolis, no Alabama, Jim Rogers começou a trabalhar em Wall Street, em Nova York, em 1964, na empresa de investimentos Dominick & Dominick LLC (atual Dominick & Dickerman).

Apesar de ter se formado em História pela Universidade de Yale e, posteriormente, em Filosofia, Política e Economia, pela Universidade de Oxford, Jim Rogers seguir no mercado financeiro nos anos seguintes, onde se destacou como investidor.

Qual a ligação entre George Soros e Jim Rogers?

Na década de 70, Jim Rogers trabalhou com o bilionário George Soros em um banco de investimentos. Nessa época, os dois fundaram o Soros Fund Management, uma das primeiras empresas de fundos de hedge (também chamado de fundos multimercado).

Mais tarde, a empresa passou a se chamar Quantum Fund. Seu portfólio cresceu de forma significativa, com uma média de retorno anual de 30% entre os anos 1970 e 2000.

Rogers International Commodities Index

Em sua carreira, Jim Rogers criou o Rogers International Commodities Index, um índice que acompanha os preços de mercadorias consumidas em escala global em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Este índice se baseia em contratos futuros de commodities em algumas bolsas de valores internacionais.

De viagens de moto a comentarista financeiro

Em parte da sua trajetória no mundo dos investimentos, Jim Rogers se destacou pelas diversas viagens que fez pelo mundo ainda na década de 80, quando se tornou professor convidado de finanças na Universidade de Columbia.

Seus registros de viagem, somados ao seu conhecimento sobre os países que conheceu e seus investimentos renderam alguns livros, como Investment Biker e Adventure Capitalist, e um site pessoal sobre as jornadas. As viagens também o colocaram no livro dos recordes Guiness Book pelos quilômetros percorridos e territórios visitados.

Jim Rogers foi moderador e comentarista financeiro em alguns canais de televisão americanos, como WCBS e Fox News. Atualmente, Jim Rogers vive em Singapura com sua família e está à frente da Rogers Holdings e Beeland Interests. A fortuna do empresário é avaliada em cerca de US$ 300 milhões. Ele é conhecido pelos investimentos em diversos setores na China, como agricultura e saúde e sua opinião sobre o potencial de demais países asiáticos.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Plano Cruzado

O que foi o Plano Cruzado? O Plano Cruzado foi um ajuste do governo federal implantado em 1986 para tentar controlar a economia ante o aumento…

Veja outros termos