Open Nav

Ivan Sant’Anna

Quem é Ivan Sant’Anna?

Ivan Sant’Anna é o nome de um renomado escritor que dedica sua vida ao mercado financeiro e surpreendentemente, também ao mundo da aviação.

Nascido em 1940, na cidade do Rio de Janeiro, Ivan sempre sonhou em se tornar piloto de aeronave: aos 16 anos de idade, buscava contra a vontade dos pais fazer cursos na Academia da Força Aérea Brasileira. Nunca cogitou outra possibilidade até que, aos 18 anos, conquistou seu primeiro emprego no ramo financeiro e decidiu se dedicar a este caminho.

Diplomado em mercado de capitais pela Universidade de Nova Iorque, Ivan foi um dos pioneiros a comercializar títulos públicos no ano de 1964, quando o governo militar restabelecia a credibilidade dos mesmos após as obrigações reajustáveis do Tesouro Nacional. Chegou a trabalhar como roteirista para programas de famosas emissoras, posteriormente dedicando-se integralmente como corretor da bolsa e sócio bancário.

No período de 10 anos correspondentes de 1961 a 1971, a bolsa de valores manteve-se sequencialmente baixa, gerando uma época de grandes lucros aos investidores. Ivan e alguns outros administradores eram conhecidos como “gravatinhas”, pois levavam uma vida luxuosa com direito a inúmeras viagens, compras de imóveis, carros importados e no caso de Ivan, aviões particulares.

A partir de 1971, com uma elevação drástica e surpreendente do mercado financeiro, Ivan veio a perder tudo aquilo que conquistara. No ano seguinte, com a compra de ações da Companhia Real de Investimento (CRI), se recuperou. Anos depois, viria a “quebrar” e se recuperar por mais duas vezes.

No auge da idade, Ivan Sant’Anna deu início a sua empreitada na escrita, sendo autor atualmente de pouco mais de 12 títulos inspiradores e diversificados entre o mundo financeiro e o mundo da aviação:

  • Rapina (Record, 1996);
  • Os Mercadores da Noite (BM&F, 1996; Rocco, 1997; Sextante, 2008; Arqueiro, 2015; Inversa 2017);
  • Caixa-Preta (Objetiva, 2000; Ponto de Leitura, 2011);
  • Carga Perigosa (Objetiva, 2002);
  • Plano de Ataque (Objetiva, 2006);
  • Perda Total (Objetiva, 2011) (aviação);
  • Herança de Sangue (Companhia das Letras, 2012);
  • 1929 (Objetiva, 2014; Inversa, 2018);
  • Voo Cego (Objetiva, 2017);
  • 10 Crônicas de um Trader (Inversa, 2017);
  • Ivan: 30 Lições de Mercado (Inversa, 2019).

Como Ivan Sant’Anna ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Ivan Sant’Anna trabalhou na corretora FNJ e criou o Fundo FNJ de Alto Risco. 

Só faziam aplicações pessoas que trabalhavam na corretora e alguns outros operadores de mercado, pois sabiam que os riscos de perda eram muito altos (90% a 95%). Em determinado momento, durante uma oscilação nos valores da bolsa, este fundo rendeu fortunas multimilionárias e logo outras instituições começaram a criar fundos de alto risco, na esperança que essa variabilidade ocorresse com maior frequência.

Uma das grandes apostas de Ivan, que o tornara tão conhecido e admirado pela sua personalidade ousada em arriscar altos valores, foi a compra de soja futura após ter a informação de um meteorologista de Chicago de que haveria um aquecimento nas águas do Oceano Pacífico. Transformou uma aplicação de US$90 mil em 5 milhões apenas presumindo a interferência climática na economia global.

Outra operação de muito sucesso na carreira de Ivan Sant’Anna foi a chamada “plano Cruzado”, que aconteceu da seguinte maneira: em 1986, enquanto o Brasil passava por uma espécie de renovação em sua economia, criou-se o plano Cruzado na intenção de controlar a inflação do país. Já com quase 30 anos de experiência de mercado, Ivan percebeu que o projeto seria um fracasso e investiu boa parte do que possuía na compra de ouro futuro, duplicando seu lucro em quase 50 milhões de dólares.

Sempre foi extremamente respeitado e admirado por possuir o feeling apurado e pela coragem nos investimentos de alto risco.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados