Open Nav Logo Mais Retorno

Investidor Qualificado

O que é um investidor qualificado?

Um investidor qualificado é uma pessoa (física ou jurídica) que tem uma boa quantidade de dinheiro investida e que, por essa razão, passa a ter acesso a produtos melhores e exclusivos do que a grande maioria do mercado financeiro.

Para estar enquadrado nessa categoria, esse investidor precisa cumprir apenas dois pré-requisitos:

  • Ter ao menos um milhão de reais de patrimônio investidos no mercado financeiro;
  • Possuir um termo escrito atestando esse valor em investimentos.

Além disso, alguns perfis específicos também podem ser classificados como investidores qualificados como pessoas físicas com certificação técnica ou administradores de carteiras de investimentos, por exemplo.

O investidor qualificado é muito confundindo também com o investidor profissional, perfil esse cujo patrimônio em investimentos precisa ultrapassar a casa dos dez milhões de reais.

Aproveite para acompanhar nosso conteúdo sobre tema:

Por que existe essa separação dos tipos de investidores?

Essas regras de classificação do perfil do investidor foram estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O intuito era melhorar a apresentação dos ativos financeiros de acordo com o risco e o nível técnico de cada interessado do mercado financeiro.

O entendimento básico é de que o investidor qualificado possui um mínimo de conhecimento técnico sobre o mercado para entender onde está empregando seu capital, ao contrário do que costuma acontecer com um iniciante que, na prática, não sabe de verdade como funcionam os riscos e acabam atraídos rapidamente por altas rentabilidades.


Quais as vantagens de ser um investidor qualificado?

O grande benefício de estar no grupo dos investidores qualificados é a oportunidade de colocar capital em produtos exclusivos sobre os quais o público geral não tem acesso.

Nesses tipos de ativos financeiros, as taxas de rentabilidade costumam estar acima do mercado normal, mas também trazem riscos maiores aos seus participantes. Por isso que o conhecimento técnico é um diferencial: ele terá bagagem para uma tomada de decisão correta.

Além disso, as taxas de administração cobradas desses investidores podem ser bem menores.

Existe alguma desvantagem de ser um investidor qualificado?

De maneira geral, não há nada de realmente negativo sobre ser um investidor qualificado. Esse perfil segue com acesso aos ativos financeiros normais do mercado e ainda tem a possibilidade de outras modalidades de aplicações financeiras, algo que aumenta o leque de opções.

Nesse sentido, existem apenas dois pontos que podem gerar algum tipo de problema. O primeiro é o aumento do risco, pois essas alternativas costumam apresentá-lo em níveis maiores do que a média do mercado. E, claro, se o conhecimento técnico não for realmente bom e atualizado, isso pode atrapalhar um pouco na lucratividade desse investidor.

Além disso, em menor escala, o aumento de opções pode atrapalhar pelo paradoxo da escolha. O cérebro humano costuma ter mais facilidade em decidir quando as possibilidades de caminho são reduzidas. Sendo assim, um leque de ativos muito abrangente pode atrapalhar na análise de quem não tem esse hábito.

De qualquer forma, como mencionamos, esses dois pontos costumam ser problemáticos muito mais para alguém que está iniciando do que para um investidor qualificado. Portanto, considerando a experiência de mercado, não há muito por que não participar dessa categoria.

Como fazer para se tornar um investidor qualificado?

Para uma pessoa que queria se tornar oficialmente um investidor qualificado precisa, em primeiro lugar, cumprir os requisitos impostos pela CVM. Ou seja, tudo começa por ter efetivamente a quantia de um milhão no mercado financeiro e atestar isso com o termo oficial emitido pela corretora (ou banco) utilizada.

Para aqueles que ainda não possuem o valor e querem estar no grupo, uma comprovação técnica é necessária. Isso é feito através de três avaliações, sendo necessária a aprovação em pelo menos uma delas para ser classificado como investidor qualificado.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados