O que é o intraempreendedorismo?

Intraempreendedorismo (do termo original em Inglês "intrapreneuring") é o nome dado a um perfil empreendedor que se encontra dentro de uma empresa já formada e que tem como principal habilidade pensar, criar e agir como se o sujeito fosse um dos donos da companhia - mesmo não o sendo. Isso geralmente se traduz na identificação de problemas internos (e soluções!) de forma proativa, na proposta de novos projetos e na criação de produtos ou serviços, sempre se valendo da inovação e da capacidade de correr riscos em busca do aprimoramento do negócio.

Como podemos perceber, o intraempreendedorismo, também chamado de empreendedorismo corporativo, está diretamente ligado à atitude empreendedora que parte dos funcionários de uma determinada empresa. Apesar de ser tratado como um perfil de colaborador, é possível que a organização desenvolva processos que facilitem o recrutamento e a ascensão de pessoas com esse perfil, dando início a uma cultura organizacional intraempreendedora. 

Contudo, nem sempre isso acontece e a estrutura hierárquica suprime (intencionalmente ou não) o intraempreendedorismo. Quando isso ocorre, o mais comum é que os funcionários com esse perfil deixem a companhia (partindo para outra onde suas habilidades são mais valorizadas) ou se acomodem, desistindo de apresentar novas ideias e sempre executando "o que foram pagos para fazer". 

Em ambos os casos, quem sai perdendo a empresa, que enfrenta ainda maiores dificuldades (inclusive financeiras) para se adaptar a um universo consumidor extremamente globalizado, que pede inovações constantes e que a recebe de diversas fontes ao redor do globo.

Não a toa, a atenção ao intraempreendedorismo vem crescendo, como um dos principais pontos de maximização do capital humano dentro do que já se conhece como RH 4.0. Isso significa que as equipes de gestão de pessoas estão se atentando a esse tipo de colaborador, não apenas como uma vantagem criativa, como também econômica para aquela empresa.


Quais são os diferentes tipos de intraempreendedor? 

Assim como no artigo do nosso glossário sobre empreendedorismo (disponível aqui), neste artigo também esclarecemos que existe de um tipo de empreendedor - nesse caso, específico de intraempreendedor ou empreendedor corporativo, como preferir chamar. 

Em geral, os intraempreendedores são categorizados em duas categorias: intraempreendedor de valor agregado e intraempreendedor spin-off. 

No primeiro caso, as ideias e projetos inovadores originados da ação desse colaborador estão diretamente ligados às atividades que a empresa já desempenha. Isso significa que eles trazem aprimoramentos e agregam valor a um produto, serviço e/ou segmento já existente, sem fugir do status quo quando se trata da atividade econômica atual da companhia. Esse é o caso, por exemplo, do botão "Curtir" do Facebook e do Gmail do Google, que foram desenvolvidos primeiro por funcionários intraempreendedores antes de apoiados dentro da estrutura hierárquica.

Já no segundo caso, o colaborador está desbravando um campo totalmente novo para a própria empresa, de modo que o projeto não está ligado às linhas principais de produtos ou serviços já desenvolvidas ali. Um caso famoso de intraempreendedorismo spin-off está ligada à criação do Playstation. Enquanto a Sony ainda focava em aparelhos de som e walkmans, um funcionário (o hoje famoso Ken Kutaragi) começou a trabalhar em elementos que posteriormente viriam a compor o console - mesmo contra a vontade de alguns gestores sênior da companhia.

Quando cunhou o termo ainda na década de 1970, no livro “Intrapreneuring: Why You Don’t Have to Leave the Corporation to Become an Entrepreneur", obviamente essas distinções ainda não existiam. E na verdade, até hoje, não engessam a atuação de um intraempreendedor. O fato de categorizar apenas facilita a identificação da ação intraempreendedora, enquanto o colaborador pode transitar em um tipo e outro enquanto inova, cria e contribui para o negócio.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Patrimônio Líquido

O que é Patrimônio Líquido? O Patrimônio Líquido é mais um grupo que faz parte do Balancete e do Balanço Patrimonial das empresas. Esse grupo, em…

Veja outros termos