Open Nav Logo Mais Retorno

Insumos

Avalie este post

O que são os insumos?

Insumo é o termo usado para definir o conjunto de recursos empregados na produção de um bem ou execução de um serviço, servindo como um viabilizador da atividade-fim de uma empresa. São também definidos como o grupo total dos fatores de produção, os seja, o capital, a terra (recursos naturais) e o trabalho reunidos na transformação de um produto a ser comercializado.

Ainda que as companhias se deparem com diferentes gastos no decorrer da sua operação, os insumos são exclusivamente agrupados como custos diretos - sendo, na verdade, o único componente dessa categoria. Maquinário, funcionários de fábrica (ou prestadores de serviço), recursos naturais e energéticos são alguns elementos classificados como insumos.

As matérias-primas também são incluídas como insumo. No entanto, existe certa confusão ao discriminá-los, por entendê-los erroneamente como sinônimos.

Qual é a diferença entre matéria-prima e insumo?

Um dos primeiros ensinamentos que toda criança recebe ao estudar geometria é o seguinte: todo quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado. E embora a matemática pode não ter sido a sua matéria favorita, essa lógica se estende por diversos pontos da nossa vida:

  • Todo casamento é um relacionamento, mas nem todo relacionamento é um casamento;
  • Todo prédio é um imóvel, mas nem todo imóvel é um prédio;
  • Todo fusca é um carro, mas nem todo carro é um fusca.

Se você está interessado em compreender o funcionamento dos insumos, precisa se ater a mais uma relação lógica: toda matéria-prima é um insumo, mas nem todo insumo é uma matéria-prima.

Isso significa que o eucalipto transformado em folhas de papel, os fios de algodão dispostos em camisetas e o couro de bolsas, por exemplo, são consideradas matérias-primas E insumos.

As pessoas operando as máquinas de costura, as próprias máquinas e a energia elétrica usadas no processo de fabricação também são insumos, mas como não compõem o produto final, não podem ser considerados matérias-primas.

Quais são os tipos de insumo existentes?

Além das matérias-primas, como podemos perceber, existem uma enorme variedade de insumos. Alguns exemplos são:

  • Os tratores que atuam nas plantações;
  • Os faxineiros de uma empresa que presta serviços de limpeza;
  • A maquiagem aplicada nos clientes por um maquiador;
  • As máquinas de costura de uma companhia têxtil;
  • Entre outros.

O que NÃO são insumos?

Você se lembra de termos dito, lá na primeira seção, que nem todos os gastos de uma companhia estão relacionados aos insumos? A razão para tanto é que, para existir, a organização conta com diversos departamentos auxiliares (RH, Marketing, Logística…) que garantem que o bem produzido chegue ao cliente e seja revertido em faturamento.

Todos os itens que não são considerados insumos, são agrupados na conta de custos indiretos [/link], ou seja, custos que não são originados da fabricação ou execução da atividade-fim. Alguns exemplos são:

  • Os salários dos funcionários da limpeza e segurança;
  • O material de escritório da administração;
  • A internet do escritório;
  • Entre outros.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Avalie este post
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão