Open Nav

Instituição financeira

O que é uma instituição financeira?

Instituição financeira é o nome que se dá a um típico específico de agente do mercado financeiro. Diferentemente do que muitos pensam, os bancos não são o único tipo de instituição financeira que existe. Pelo contrário: como veremos a seguir, essa categoria engloba muitas outras organizações.

Todas elas, no entanto, possuem um objetivo em comum: gerenciar recursos financeiros delas próprias ou de terceiros. Usando o exemplo mais conhecido, o do banco, pense no que ele faz: captando o dinheiro dos agentes superavitários e o emprestando aos agentes deficitários, a sua função é justamente gerenciar essa "transferência" de capital de modo que os credores possam lucrar com os juros envolvidos na operação.

Para garantir que esse gerenciamento econômico realizado pelas instituições financeiras seja transparente e eficiente para os clientes, faz-se necessária a supervisão direta do Banco Central do Brasil (o Bacen). É ele quem determina as regras de funcionamento dessas empresas, assim como estabelece meios fiscalização e monitoramento.

A depender do tipo de instituição financeira, é possível que a responsabilidade de supervisioná-la passe do Banco Central do Brasil para a Comissão de Valores Mobiliários (a CVM).

Mas pode ficar tranquilo! Para te ajudar a distinguir isso melhor, detalharemos já no próximo tópico as características principais de cada uma delas, de modo que você nunca mais vai confundi-las daqui em diante, nem o seu objeto central. Vamos lá!

Como Investir nos Melhores Fundos

Quais são os diferentes tipos de instituições financeiras que existem?

Tradicionalmente, as instituições financeiras são divididas em 14 (!) grupos distintos.

São elas: agências de fomento, associações de microcrédito, bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos de investimentos, bancos múltiplos, corretoras de títulos e valores mobiliários, companhias hipotecárias, cooperativas de crédito, distribuidoras de títulos e valores mobiliários, investidores institucionais, sociedades de arrendamento mercantil, sociedades de créditos, financiamentos e investimentos, sociedades de crédito imobiliário.

O tamanho dessa lista te assustou? Calma que a gente explica direitinho o que cada termo significa logo abaixo.

Agências de fomento

Instituições governamentais, cujo objetivo principal é oferecer assistência financeira a empreendimentos e profissionais liberais.

Associações de microcrédito

O objetivo principal das associações de microcrédito é oferecer assistência financeira a pequenos empreendimentos, em sua maioria informais.

Bancos comerciais

O objetivo principal dos bancos comerciais é captar e fornecer recursos financeiros em transações de curto a médio prazo.

Bancos de investimentos

O objetivo principal dos serviços prestados pelos bancos de investimentos é atender investidores, fornecendo soluções especializadas para esse grupo.

Bancos de desenvolvimento

Instituições governamentais, que visam promover o desenvolvimento econômico e social de uma localidade ou segmento, através de empréstimos de médio e longo prazo.

Bancos múltiplos

É aquele que tem autorização para realizar as funções de dois ou mais tipos diferentes de banco.

Corretoras e Distribuidoras de títulos e valores mobiliários

O objetivo principal de ambas é intermediar a compra e venda de títulos e demais valores mobiliários, servindo de ponte entre o investidor e a companhia emitente.

Companhias hipotecárias

Concedem financiamentos imobiliários, tanto comerciais quanto residenciais, usando hipotecas como garantia.

Cooperativas de crédito

A prestação de serviços de crédito por parte das cooperativas se restringe exclusivamente aos seus cooperados.

Investidores institucionais

Categoria que engloba as entidades fechadas de previdência privada, os fundos de investimentos e as seguradoras.

Sociedades de arrendamento mercantil

O objetivo principal das sociedades de arrendamento mercantil é realizar o arrendamento de bens móveis e imóveis, disponibilizando-os aos seus clientes.

Sociedades de créditos, financiamentos e investimentos

O objetivo principal das sociedades de créditos, financiamentos e investimentos é justamente a realização de financiamentos para a aquisição de bens, serviços e capital de giro.

Sociedades de crédito imobiliário

O objetivo principal das sociedades de crédito imobiliário é fornecer financiamento habitacional.

Escolha da instituição Financeira para investir

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) orienta que você já tenha em mente o tipo de investimento que pretende fazer antes de decidir pela instituição financeira. Isso permite que você procure por aquelas que trabalhem com o que procura ou sejam segmentadas.

Avalie o que o banco onde você já possui conta oferece para comparar taxas e demais custos. Além disso, verifique se a instituição financeira está autorizada a oferecer esse tipo de serviço.

Consulte seus conhecidos, sites de reclamação e notícias relacionadas à instituição para saber opiniões e credibilidade da mesma.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados