Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Instituição financeira

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/01/2020 às 19:36 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é uma instituição financeira?

Instituição financeira é o nome que se dá a um típico específico de agente do mercado financeiro. Diferentemente do que muitos pensam, os bancos não são o único tipo de instituição financeira que existe. Pelo contrário: como veremos a seguir, essa categoria engloba muitas outras organizações.

Todas elas, no entanto, possuem um objetivo em comum: gerenciar recursos financeiros delas próprias ou de terceiros. Usando o exemplo mais conhecido, o do banco, pense no que ele faz: captando o dinheiro dos agentes superavitários e o emprestando aos agentes deficitários, a sua função é justamente gerenciar essa "transferência" de capital de modo que os credores possam lucrar com os juros envolvidos na operação.

Para garantir que esse gerenciamento econômico realizado pelas instituições financeiras seja transparente e eficiente para os clientes, faz-se necessária a supervisão direta do Banco Central do Brasil (o Bacen). É ele quem determina as regras de funcionamento dessas empresas, assim como estabelece meios fiscalização e monitoramento.

A depender do tipo de instituição financeira, é possível que a responsabilidade de supervisioná-la passe do Banco Central do Brasil para a Comissão de Valores Mobiliários (a CVM).

Mas pode ficar tranquilo! Para te ajudar a distinguir isso melhor, detalharemos já no próximo tópico as características principais de cada uma delas, de modo que você nunca mais vai confundi-las daqui em diante, nem o seu objeto central. Vamos lá!

Quais são os diferentes tipos de instituições financeiras que existem?

Tradicionalmente, as instituições financeiras são divididas em 14 (!) grupos distintos.

São elas: agências de fomento, associações de microcrédito, bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos de investimentos, bancos múltiplos, corretoras de títulos e valores mobiliários, companhias hipotecárias, cooperativas de crédito, distribuidoras de títulos e valores mobiliários, investidores institucionais, sociedades de arrendamento mercantil, sociedades de créditos, financiamentos e investimentos, sociedades de crédito imobiliário.

O tamanho dessa lista te assustou? Calma que a gente explica direitinho o que cada termo significa logo abaixo.

Agências de fomento

Instituições governamentais, cujo objetivo principal é oferecer assistência financeira a empreendimentos e profissionais liberais.

Associações de microcrédito

O objetivo principal das associações de microcrédito é oferecer assistência financeira a pequenos empreendimentos, em sua maioria informais.

Bancos comerciais

O objetivo principal dos bancos comerciais é captar e fornecer recursos financeiros em transações de curto a médio prazo.

Bancos de investimentos

O objetivo principal dos serviços prestados pelos bancos de investimentos é atender investidores, fornecendo soluções especializadas para esse grupo.

Bancos de desenvolvimento

Instituições governamentais, que visam promover o desenvolvimento econômico e social de uma localidade ou segmento, através de empréstimos de médio e longo prazo.

Bancos múltiplos

É aquele que tem autorização para realizar as funções de dois ou mais tipos diferentes de banco.

Corretoras e Distribuidoras de títulos e valores mobiliários

O objetivo principal de ambas é intermediar a compra e venda de títulos e demais valores mobiliários, servindo de ponte entre o investidor e a companhia emitente.

Companhias hipotecárias

Concedem financiamentos imobiliários, tanto comerciais quanto residenciais, usando hipotecas como garantia.

Cooperativas de crédito

A prestação de serviços de crédito por parte das cooperativas se restringe exclusivamente aos seus cooperados.

Investidores institucionais

Categoria que engloba as entidades fechadas de previdência privada, os fundos de investimentos e as seguradoras.

Sociedades de arrendamento mercantil

O objetivo principal das sociedades de arrendamento mercantil é realizar o arrendamento de bens móveis e imóveis, disponibilizando-os aos seus clientes.

Sociedades de créditos, financiamentos e investimentos

O objetivo principal das sociedades de créditos, financiamentos e investimentos é justamente a realização de financiamentos para a aquisição de bens, serviços e capital de giro.

Sociedades de crédito imobiliário

O objetivo principal das sociedades de crédito imobiliário é fornecer financiamento habitacional.

Escolha da instituição Financeira para investir

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) orienta que você já tenha em mente o tipo de investimento que pretende fazer antes de decidir pela instituição financeira. Isso permite que você procure por aquelas que trabalhem com o que procura ou sejam segmentadas.

Avalie o que o banco onde você já possui conta oferece para comparar taxas e demais custos. Além disso, verifique se a instituição financeira está autorizada a oferecer esse tipo de serviço.

Consulte seus conhecidos, sites de reclamação e notícias relacionadas à instituição para saber opiniões e credibilidade da mesma.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados