Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Inovação

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/09/2019 às 20:28 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é inovação em empresas?

Com os processos tecnológicos representando um papel cada vez mais central no desempenho de empresas ‒ pequenas ou grandes ‒, a inovação tornou-se palavra de ordem. Ela é fundamental para criar alternativas a processos obsoletos e aprimorar tantos outros que são indispensáveis para o bom andamento dos negócios.

Dessa forma, podemos dizer que inovar é o mesmo que buscar novos caminhos ou formas de realizar atividades empresariais visando a impulsionar os negócios, a medida em que esse tipo de ação agrega competitividade.

A inovação, portanto, trata da criação, uso e aprimoramento de novas tecnologias e técnicas de gestão, que têm potencial para melhorar e/ou substituir processos e atividades de uma empresa. E, embora nem todas as empresas assimilem importância de adotar práticas inovadoras, a capacidade em “fazer diferente” é cada vez mais valorizada.

Quais são os destaques em inovação?

 

No mercado financeiro, novas empresas têm recebido destaque por inovar em práticas adotadas e no uso estratégico da tecnologia. Nesse cenário, as Fintechs (como o Mais Retorno) têm apresentado bom desempenho e apresentado novas soluções para antigos problemas e, assim, conquistando a adesão do público.

As Fintechs, basicamente, são uma nova modalidade de empresas atuando no mercado financeiro. Com sistemas inspirados em bitcoins e uso de APIs compartilhados (recursos, hardwares e aplicativos de código aberto) elas têm se mostrado altamente eficazes em seus segmentos.

Dentre as características dessas empresas, podemos citar um melhor atendimento via internet, maiores facilidades em suas operações e soluções financeiramente mais atrativas.

As Fintechs atuam em diferentes linhas. No entanto, a atuação principal está ligada à oferta de serviços de empréstimos e financiamento coletivos, com taxas mais baixas que as normalmente praticadas pelos bancos.

Geralmente criadas na forma de startups, as Fintechs se destacam na inovação justamente por buscar constantemente o aprimoramento da sua gestão e processos por meio do uso de tecnologia avançada.

Quais são as principais práticas da atualidade visando inovação?

Investir em inovação não quer dizer, necessariamente, investir na criação de tecnologias, mas sim na adoção de algumas práticas e ferramentas. Toda empresa, não importa o seu tamanho, pode inovar. Para isso, é necessário criar uma cultura organizacional aberta a mudanças e que fomente a criatividade dos colaboradores.

A seguir, confira algumas das principais práticas inovadoras do momento!

Uso de sistemas de comunicação

O uso de ferramentas como WhatsApp Business, Skype for Business Server e Yammer são uma ótima forma de inovar na comunicação interna e na comunicação com os clientes.

O WhatsApp Business é uma boa alternativa para uma comunicação mais direta, pessoal e assertiva com os clientes. Já o Skype for Business Server e o Yammer são ótimos para facilitar a comunicação interna dos colaboradores, a troca de informações, o agendamento de reuniões importantes, etc.

Business Intelligence (BI) e Big Data

Nos últimos anos, a internet vem desempenhando um papel cada vez mais central nas estratégias de negócio, nas transações comerciais e no cotidiano das pessoas como um todo. Assim, o volume de informações disponíveis para empresas realizarem análises e aprenderem sobre seus negócios e clientes aumentam exponencialmente.

Desse modo, uma das grandes tendências da atualidade é saber tirar proveito desses grandes volumes de dados. Portanto, o uso de Big Data e Business Intelligence configuram uma grande oportunidade de inovação.

Basicamente, essas ferramentas são capazes de organizar e sistematizar essa enorme quantidade de informações para fornecimento de insights, tendências e oportunidades de aprimoramento.

Machine Learning

Por fim, o Machine Learning, permite que máquinas e softwares, com base na sua programação, troquem informações, realizem análises, forneçam insights e tomem decisões para aprimorar processos por conta própria.

A aplicação dessas novas ferramentas ainda leva a uma diminuição considerável de erros humanos, em virtude da automatização de várias atividades.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados