Open Nav Logo Mais Retorno

Inovação

O que é inovação em empresas?

Com os processos tecnológicos representando um papel cada vez mais central no desempenho de empresas ‒ pequenas ou grandes ‒, a inovação tornou-se palavra de ordem. Ela é fundamental para criar alternativas a processos obsoletos e aprimorar tantos outros que são indispensáveis para o bom andamento dos negócios.

Dessa forma, podemos dizer que inovar é o mesmo que buscar novos caminhos ou formas de realizar atividades empresariais visando a impulsionar os negócios, a medida em que esse tipo de ação agrega competitividade.

A inovação, portanto, trata da criação, uso e aprimoramento de novas tecnologias e técnicas de gestão, que têm potencial para melhorar e/ou substituir processos e atividades de uma empresa. E, embora nem todas as empresas assimilem importância de adotar práticas inovadoras, a capacidade em “fazer diferente” é cada vez mais valorizada.


Quais são os destaques em inovação?

 

No mercado financeiro, novas empresas têm recebido destaque por inovar em práticas adotadas e no uso estratégico da tecnologia. Nesse cenário, as Fintechs (como o Mais Retorno) têm apresentado bom desempenho e apresentado novas soluções para antigos problemas e, assim, conquistando a adesão do público.

As Fintechs, basicamente, são uma nova modalidade de empresas atuando no mercado financeiro. Com sistemas inspirados em bitcoins e uso de APIs compartilhados (recursos, hardwares e aplicativos de código aberto) elas têm se mostrado altamente eficazes em seus segmentos.

Dentre as características dessas empresas, podemos citar um melhor atendimento via internet, maiores facilidades em suas operações e soluções financeiramente mais atrativas.

As Fintechs atuam em diferentes linhas. No entanto, a atuação principal está ligada à oferta de serviços de empréstimos e financiamento coletivos, com taxas mais baixas que as normalmente praticadas pelos bancos.

Geralmente criadas na forma de startups, as Fintechs se destacam na inovação justamente por buscar constantemente o aprimoramento da sua gestão e processos por meio do uso de tecnologia avançada.

Quais são as principais práticas da atualidade visando inovação?

Investir em inovação não quer dizer, necessariamente, investir na criação de tecnologias, mas sim na adoção de algumas práticas e ferramentas. Toda empresa, não importa o seu tamanho, pode inovar. Para isso, é necessário criar uma cultura organizacional aberta a mudanças e que fomente a criatividade dos colaboradores.

A seguir, confira algumas das principais práticas inovadoras do momento!

Uso de sistemas de comunicação

O uso de ferramentas como WhatsApp Business, Skype for Business Server e Yammer são uma ótima forma de inovar na comunicação interna e na comunicação com os clientes.

O WhatsApp Business é uma boa alternativa para uma comunicação mais direta, pessoal e assertiva com os clientes. Já o Skype for Business Server e o Yammer são ótimos para facilitar a comunicação interna dos colaboradores, a troca de informações, o agendamento de reuniões importantes, etc.

Business Intelligence (BI) e Big Data

Nos últimos anos, a internet vem desempenhando um papel cada vez mais central nas estratégias de negócio, nas transações comerciais e no cotidiano das pessoas como um todo. Assim, o volume de informações disponíveis para empresas realizarem análises e aprenderem sobre seus negócios e clientes aumentam exponencialmente.

Desse modo, uma das grandes tendências da atualidade é saber tirar proveito desses grandes volumes de dados. Portanto, o uso de Big Data e Business Intelligence configuram uma grande oportunidade de inovação.

Basicamente, essas ferramentas são capazes de organizar e sistematizar essa enorme quantidade de informações para fornecimento de insights, tendências e oportunidades de aprimoramento.

Machine Learning

Por fim, o Machine Learning, permite que máquinas e softwares, com base na sua programação, troquem informações, realizem análises, forneçam insights e tomem decisões para aprimorar processos por conta própria.

A aplicação dessas novas ferramentas ainda leva a uma diminuição considerável de erros humanos, em virtude da automatização de várias atividades.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados