O que é Information Ratio?

O Information Ratio (ou IR) é uma medida dos retornos de portfólio que vai além dos retornos de um benchmark,  em paralelo com a volatilidade desses retornos. A comparação utilizada nesses casos é, normalmente, um índice que representa um determinado setor ou o mercado inteiro.

O IR é muito utilizado como uma medida do nível de capacidade e habilidade que um gerente de portfólios tem de gerar retornos excedentes em relação a um benchmark. Porém, também auxilia na identificação da consistência do desempenho ao incorporar um componente de desvio padrão ou erro de rastreamento no cálculo.

Esse erro de rastreamento identifica em qual nível de consistência um portfólio faz o rastreamento do desempenho de um índice. Caso ele seja baixo, significa que a carteira está conseguindo bater o índice de forma consistente ao longo do tempo. Já se for alto, os retornos da carteira são mais voláteis ao longo do tempo e, consequentemente, não são tão consistentes em exceder o índice de referência.


Como entender o Information Ratio?

O Information Ratio também consegue identificar quando um fundo excedeu um benchmark. Um valor de IR mais alto indica um nível de consistência desejado, ao passo em que um IR mais baixo indica o oposto. Essa medida é muito utilizada por investidores em ETFs (Exchange Traded Funds) ou em fundos mútuos com base em seus perfis de risco preferidos.

Os desempenhos passados de um fundo não podem ser interpretados como um indicador de resultados futuros, mas o IR é utilizado para determinar se uma carteira está excedendo ou não um fundo de índice de referência. Sendo assim, um erro de rastreamento é, geralmente, calculado ao utilizar o desvio padrão da diferença nos retornos entre a carteira analisada e o índice em questão.

O desvio padrão, por sua vez, ajuda a medir o nível de volatilidade ou risco associados a um investimento. Um padrão de desvio alto implica em mais volatilidade e menos previsibilidade ou consistência. Sendo assim, o IR pode ajudar a determinar com que frequência e por quanto uma carteira é negociada além do seu benchmark, mas também leva em consideração o risco que a obtenção de retornos excedentes traz consigo.

Qual é a fórmula do cálculo do Information Ratio?

Para simplificar a visualização do que foi explicado acima, existe uma fórmula para o cálculo do Information Ratio. É preciso pontuar que, embora os fundos comparados possam ter naturezas diferentes, o IR consegue padronizar os retornos ao dividir a diferença em seus desempenhos e dividi-los por seu erro de rastreamento.

De forma mais visual, temos:

IR = Retorno de Portfólio – Retorno de Benchmark / Erro de Rastreamento

O erro de rastreamento, nesse caso, pode ser calculado ao tomar o desvio padrão da diferença entre os retornos do índice e os da carteira. Para fazer essa conta de forma mais simples, muitos profissionais utilizam ferramentas como o Excel.

Quais são as limitações do uso de Information Ratio?

Qualquer índice que meça os retornos ajustados a um risco pode ter diferentes interpretações, dependendo do investidor. Isso porque cada um deles tem diferentes níveis de tolerância ao risco e podem ter objetivos de investimento diferentes — baseados em fatores como renda, idade e situação financeira. Sendo assim, essa seria uma das limitações do IR.

Além disso, a interpretação da comparação de vários fundos com um benchmark pode se tornar difícil porque cada um deles pode ter diferentes alocações de ativos para cada setor, títulos e até mesmo pontos de entrada em seus investimentos. Como em qualquer outro índice financeiro único, o melhor é observar os tipos adicionais de índices e outras métricas para que uma decisão de investimento mais abrangente e informada seja tomada.

Termo do dia

Liquidez

O que é liquidez? A liquidez é uma medida utilizada para determinar a facilidade e a velocidade com que o investidor consegue se desfazer de um…

Veja outros termos