Open Nav

Indústria de Transformação

O que é indústria de transformação?

Indústria de transformação, setor central na atividade econômica brasileira, é o tipo de indústria que obtém qualquer matéria-prima e a transforma em um novo produto. Essa transformação pode ser de caráter físico, químico ou biológico. 

É importante entender que esse tipo de fábrica não possui qualquer relação com o ramo agrícola ou indústrias extrativas de minérios, já que estas últimas promovem justamente o acesso às matérias-primas, assim como a pesca e extratos florestais.

Fábricas que transformam aço em máquinas ou ferramentas, bem como a produção agroindustrial que transforma cana em açúcar, são exemplos claros de indústria de transformação.  

Esta ainda poderá ser divida em duas espécies: indústria de base e bens de consumo.

A indústria de base corresponde à transformação da matéria-prima com intuito de servir a outras empresas, como siderúrgicas, metalúrgicas, naval, petroquímica, mecânica, etc. 

Após o produto final estar totalmente fabricado, este também poderá servir como matéria-prima pra um novo processo. Por exemplo, a celulose é a matéria-prima da indústria que a transformará em papel, enquanto o papel será utilizado por outra empresa para a produção de cadernos, agendas ou livros.

Já os bens de consumo compreendem ao produto final que será comercializado para a sociedade, ou seja, são aqueles produtos que todos consumimos (e não revendemos) - como a cadeira lá da sua sala de jantar ou o perfume que você usa após o banho. 

Segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), atividades artesanais e manuais também podem entrar no mesmo grupo, visto que utilizam elementos primários para produção de um novo item a ser vendido ou doado.

Ou seja, a indústria de transformação é um conceito que se aplica às grandes fábricas com potencial de produção em massa, mas também a qualquer tipo de processo doméstico que transforme um elemento em outro.


Qual é o impacto da indústria de transformação na economia brasileira?

A CNAE determina que indústrias de plásticos e borracha, de alimentos e bebidas, indústrias metalúrgicas, químicas e farmacêuticas, têxtil, indústrias de máquinas e equipamentos, e também indústrias automobilísticas, são hoje as empresas com os ramos que mais se destacam pela transformação de matéria-prima.

A medição de porcentagens representativas começou a ser realizada no ano de 1947 e, desde então, vem mostrando os altos e baixos da indústria de transformação em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país. 

Em 1952, a participação da indústria no PIB brasileiro registrava 11,4%. Entretanto, no ano de 1973, a indústria de transformação seria considerada o carro-chefe da economia brasileira por representar mais de 50% do valor total. 

Embora as empresas estivessem gerando muitos empregos devido ao alto percentual de produção, uma reviravolta no final da década de 80 fez com que a indústria de transformação representasse somente algo em torno dos 20% do PIB. 

No ano de 1985, viria a subir para 21,8%. Mas, já no ano seguinte, a perda fora tão expressiva que inúmeros movimentos de desindustrialização foram criados no Brasil.

De acordo com especialistas, estas quedas teriam acontecido em decorrência de sucessivas crises econômicas que o país sofria.

Conforme dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a participação da indústria de transformação no PIB declinou cerca de 10 pontos percentuais, chegando a 11,8% no ano de 2017.

No primeiro trimestre de 2018 houve crescimento de 4,0%, mas no ano seguinte essa porcentagem viria a declinar novamente, alcançando a parcela de 11,2% da produção nacional.

Segundo dados divulgados pelo veículo de comunicação O Globo, em abril de 2019, a indústria de transformação brasileira foi considerada como a nona maior do mundo, com participação de 1,8% no PIB industrial global.

A Organização Mundial de Comércio (OMC) divulgou ainda,que a indústria de transformação brasileira ficou na 30ª colocação entre as maiores exportadoras de manufaturados mundiais.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados