Última modificação em 17 de agosto de 2020

O que é um índice de desempenho?

Índice de desempenho é o nome dado a um tipo específico de indicador, usualmente utilizado nas companhias com o objetivo de medir o desempenho organizacional - isto é, a performance das pessoas envolvidas no negócio em relação a métricas relevantes para o seu sucesso (ou mesmo fracasso).

Também conhecido como KPI (do termo original em Inglês: Key Performance Indicator), os índices de desempenho não têm um único formato, nem itens obrigatórios. O que acontece é que, como alguns itens são comumente considerados pontos-chave de diversas organizações, mesmo que o foco das mesmas esteja em setores distintos da economia, alguns indicadores aparecem na grande maioria dos índices de desempenho.

Os principais tipos, então, são: os índices de produtividade, os índices de lucratividade, os índices de sucesso (em vendas) e os índices de turnover, entre outros. Para definir a qual dessas métricas aderir ou não, as empresas devem antes analisar o seu próprio planejamento estratégico - isso porque, como qualquer indicador, o índice de desempenho existe como uma ferramenta estratégica.

Ele não é um fim, mas um meio. 

Para ilustrar, imagine o índice de desempenho como um relatório meteorológico, daqueles que você vê no jornal mesmo. Se é anunciada uma chuva, não basta pensar "ok, vai chover". Pelo contrário, logo se procura o guarda-chuva, se verifica a possibilidade de ter que passar por um ponto de alagamento e ações do tipo. Além disso, antes de amaldiçoar o temporal, também é bom se perguntar o porquê de estar chovendo ("o que está acontecendo na natureza para que chova aqui?") e buscar eventuais oportunidades ("ah, que dia perfeito para dormir a tarde inteira").

É lógico que, no caso das empresas, as tempestades podem ser desastrosas. Nem por isso, elas devem ser ignoradas. Os índices de desempenho existem justamente para manter o administrador sempre atualizado, tomando decisões e encontrando oportunidades específicas para cada cenário - meteorológico ou financeiro.

Quer saber mais sobre os índices de desempenho?

Você já aprendeu que uma das formas de se denominar os índices de desempenho é Key Performance Indicator, certo? Realmente, essa é a nomenclatura mais utilizada no mundo todo.

Aqui mesmo, no Glossário de Finanças e Investimentos do Mais Retorno, nós já temos um artigo completão sobre os KPIs. Você quer saber para quê servem esses indicadores? Entender mais a fundo cada um dos principais indicadores que demos como exemplo no tópico anterior? Analisar o uso deles pelas empresas com exemplos práticos e precisos? Tudo isso você encontra naquele artigo.

Portanto, como índice de desempenho e KPI tratam exatamente do mesmo conceito, nada mais justo do que você "devorar" esse conteúdo também. Você só tem a ganhar! Para conferir, clique aqui.

Termo do dia

Previdência Complementar

O que é previdência complementar? A previdência complementar, como o próprio nome sugere, é o sistema que oferece a possibilidade de se contratar uma renda adicional…