Open Nav Logo Mais Retorno

Índice de Cobertura

Avalie este post

O que é o Índice de cobertura?

É chamado de Índice de Cobertura o tipo de índice utilizado para mensurar a capacidade que tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas têm de honrar para com as suas dívidas e obrigações. Pode ser realizado por companhias especializadas (no caso de credores que avaliam a disponibilidade de crédito, por exemplo) e particulares (no planejamento e administração do seu orçamento pessoal, por exemplo).

De qualquer forma, o Índice de Cobertura é uma importante ferramenta para o levantamento da saúde financeira. Por relacionar as dívidas à capacidade de pagamento dos indivíduos (desconsideram pagamentos futuros e se concentram nas reservas atuais, entre outras medidas), o índice se mostra como uma eficiente maneira de prever a capacidade futura dos devedores.

Quando aplicada pelos credores, portanto, pode ser um importante limiar para a concessão ou não de um empréstimo. Quando aplicada pelos próprios devedores, por sua vez, auxilia na composição de um orçamento mais estável e atraente.


Como o índice de cobertura se aplica às pessoas físicas?

Conforme apontado anteriormente, o índice de cobertura pode ser aplicado tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Ainda assim, para cada um deles há um método de cálculo diferente e um objetivo específico.

No caso das pessoas físicas, o índice de cobertura é comumente usado para mensurar por quanto tempo uma pessoa é capaz de arcar com suas despesas (e estilo de vida, em geral), mesmo que seja despedida ou não encontre mais clientes para os serviços que presta.

Para tanto, é realizado o seguinte cálculo:

  • Índice de Cobertura = Reserva financeira/Despesas mensais

Enquanto a reserva financeira é composta por todos os recursos que tenham liquidez (ou seja, conta corrente, investimentos específicos e outros produtos financeiros), as despesas mensais são aquelas que garantem a manutenção do seu estilo de vida tal qual ele é hoje.

Por exemplo, se você tem uma reserva de 10 mil reais e gasta 2 mil todos os meses, o seu índice de cobertura será equivalente a 5 meses (visto que o índice é composto nessa medida de tempo). Isso significa que, durante 5 meses, mesmo que você nada receba, ainda será capaz de honrar com as suas despesas costumeiras.

Como o índice de cobertura se aplica às empresas?

Nas empresas, o Índice de Cobertura se debruça sobre questões contábeis mais complexas do que aquelas que compõem a vida financeira das pessoas comuns.

Aqui, trataremos de duas categorias do índice de cobertura para empresas, embora existam várias outras aplicações.

A primeira delas é o Índice de Cobertura de Juros e o seu objetivo principal é mensurar a capacidade de uma corporação de efetuar o pagamento dos juros assumidos em um contrato de dívida. Para tanto, se utiliza o chamado EBIT (ou LAJIR), que é o saldo obtido por ela após a comercialização de seus produtos e/ou serviços.

A fórmula seguida no Índice de Cobertura de Juros é:

  • Índice de Cobertura dos Juros = EBIT / Despesa anual com juros

Quanto maior é o resultado, maior também é a capacidade empresarial de arcar com os juros assumidos.

O segundo, por fim, é o Índice de Cobertura da Dívida, que mede a relação entre as receitas da companhia e as dívidas já contraídas.

Para isso, a seguinte fórmula é aplicada:

  • Índice de Cobertura da Dívida = Geração de Caixa Operacional Líquida de Impostos / Serviço da Dívida;

Onde:

  • Geração de Caixa Operacional Líquida de Impostos é o lucro obtido a partir das operações da companhia, antes do desconto tributário;
  • Serviço da Dívida é o conjunto de parcelas da dívidas a serem amortizadas para um período de tempo.

Como você pode perceber, ambos os índices se dedicam a mostrar ao credor o grau de confiabilidade do devedor empresarial, de modo que ele possa decidir se o mesmo pode (ou não) arcar com o pagamento da dívida que pretende assumir.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Avalie este post
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão