Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

IGP-M

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/01/2019 às 14:59 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é IGP-M?

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é um índice que representa em parte, a inflação. Diferente do que acontece com o IPCA, o IGP-M é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Atualmente, em questão de mercado, o IGP-M é um índice mais utilizado pela área imobiliária. A utilização do IGP-M envolve a correção dos valores de aluguel, por exemplo.

Já houve um tempo em que o IPCA e o IGP-M ficavam próximos (os resultados dos índices), coisa que hoje já não acontece mais.

Enquanto o IPCA apresentou crescimentos em torno de 3% a 4% ao ano, o IGP-M em 2018 fechou acima dos 7% ao ano, depois de apresentar deflação 2017 (decresceu).

Como funciona o IGP-M?

O IGP-M leva em consideração, em seu cálculo os seguintes critérios:

  • O Índice de Preços por Atacado (IPA), que tem peso de 60% do índice;
  • O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30%;
  • O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), representando 10%;

Podemos concluir então que o IGP-M é a soma de vários índices (para ser mais preciso 3 índices) em um só.

O IGP-M já foi utilizado como forma de remuneração no Tesouro Direto (a antiga NTN-C). Porém, atualmente não existem mais letras que possuem tal índice (para serem vendidas pela plataforma de negociação).

Uma das principais funções do IGP-M é funcionar com índice de correção para valores de aluguel, energia elétrica e demais contas relacionadas.

Para que serve o IGP-M?

O IGP-M também está relacionado à inflação, como ocorre com o IPCA, mas o seu cálculo é diferente e, portanto, pode trazer resultados bem diferentes.

Vale lembrar que o IGP-M tem o seu índice liberado antes do IPCA. Para o mês de dezembro, por exemplo, o IGP-M é lançado ao público ainda em dezembro. Já o IPCA, só saí nos primeiros 10 dias do mês subsequente (janeiro).

Resumindo, o IGP-M é uma métrica diferente do IPCA. Os dois índices servem para medir a inflação, mas cada um com um cálculo distinto.

Às vezes, os resultados podem ser bem semelhantes, porém nos últimos anos os dois índices se apresentaram bem diferentes um do outro.

Corretoras imobiliárias utilizam o IGP-M como forma de correção dos aluguéis de seus clientes. Ao término de um ano, geralmente aqueles imóveis alugados sofrem alguma correção em seus aluguéis.

Essa correção pode ser feita utilizando o IGP-M mais alguma taxa de juro ou somente o IGP-M.

Vale lembrar que um dos índices que possui certo peso dentro do cálculo do IGP-M é o INCC, índice utilizado na construção civil.

Inclusive no mercado de investimentos, o IGP-M é utilizado em larga escala. Temos vários tipos de ativos que oferecem em seus rendimentos atrelados a correção do IGP-M.

LCIs e debêntures são bons exemplos de ativos que podem oferecer correção pelo IGP-M. Sem falar nos fundos imobiliários, CRIs e demais ativos ligados à área imobiliária.

Porque utilizar o IGP-M?

Na comparação direta com o IPCA, o IGP-M possui mais volatilidade, sendo que o índice tem tendências de conseguir registrar taxas maiores do que o IPCA no longo prazo.

Uma das razões para chegar a essa conclusão está ligada ao cálculo do IGP-M em comparação direta ao IPCA.

Como visto anteriormente, no IGP-M o índice é composto por outros três índices, sendo que cada um possui suas próprias características.

Sem falar que um dos índices é o INCC referente à construção civil. Por isso, dentro do cálculo do IGP-M, querendo ou não, temos valores de setores bem diferentes.

O IGP-M é um dos principais e mais importantes índices de inflação do país, embora não seja considerado o oficial pelo governo federal, possuindo suas diferenças em comparação ao IPCA.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados