O que é o IBRE - Instituto Brasileiro de Economia?

Instituto Brasileiro de Economia é o nome dado a uma instituição de pesquisa econômica ligada à Fundação Getúlio Vargas (a FGV), responsável por produzir alguns dos mais importantes indicadores econômicos do Brasil. 

Fundado ainda na década de 1950, o IBRE é considerado referência na produção estatística, sendo que um dos seus "braços" é o oferecimento de consultorias para entidades públicas e privadas. Nesse caso, a sua responsabilidade gira em torno de conduzir pesquisas específicas, culminando em relatórios setoriais e projeções econômicas, assim como de produzir indicadores sob encomenda. Além disso, a organização conta ainda com um banco de dados próprios, que é ofertado através de contratos de uso.

Contudo, apesar de estar ligada a uma organização privada, o IBRE divulga ainda alguns relatórios próprios, que são distribuídos gratuitamente como um bem público. Além disso, a mesma é responsável ainda pela elaboração de algumas das mais importantes publicações sobre a economia brasileira: a revista Conjuntura Econômica e o boletim Macro IBRE, sem falar nos seus demais livros, estudos e pesquisas.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Quais são os principais indicadores levantados pelo IBRE - Instituto Brasileiro de Economia?

IGP, IPA, IPC... Provavelmente você já ouviu falar sobre algum deles, mesmo que seja em uma daquelas reportagens de telejornal que te deixaram confuso sobre o significado de tantas siglas. 

A verdade é que todos eles (e mais um tanto) são índices de preço cujo levantamento é realizado pelo IBRE. Além deles, existem ainda os chamados Índices de Confiança e os Indicadores de Ciclo Econômico. 

E é justamente para nos aprofundarmos nesse primeiro grupo, tão importante para a sua vida financeira e que impacta diretamente a forma como você produz e consome, é criamos este tópico. Vamos lá?

Índices de Preço

Como o próprio nome indica, os índices de preço têm como objetivo fornecer uma visão sobre o comportamento dos preços dentro da economia brasileira, de forma generalizada ou em setores específicos. 

Os principais índices de preço atualmente são:

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…