Open Nav Logo Mais Retorno

Ibovespa

O que é Ibovespa?

O IBOVESPA é o principal índice da bolsa de valores do Brasil e é amplamente utilizado como benchmark para os principais fundos de investimento em renda variável do país.

O Ibovespa possui é construído de acordo com a seguinte análise: as maiores empresas (de maior valor de mercado) são as companhias que ficam no topo do índice, ou seja, ocupam os primeiros lugares.

Conforme a empresa for menor, ela vai ficando distante do topo da lista. Além dessa medida, existem outras que são utilizadas na hora de definir quais ações vão entrar no índice ou não.

Por exemplo, a ação deve ter sido negociada em pelo menos 95% das seções da bolsa de valores (dentro de um ano).

Ou seja, a ação deve contar com o mínimo de liquidez. Sendo que o ativo deve movimentar, ao menos, 0,1% do volume financeiro negociado no mercado à vista.

Empresas que estão em recuperação judicial, ou que possuem ações negociadas abaixo do R$ 1,00 (consideradas penny stocks) também não entram no índice Ibovespa.


Como funciona o Ibovespa?

O índice Ibovespa é revisado de 4 em 4 meses, ou seja, dentro do período de um ano o Ibovespa sofre três revisões e sua carteira pode sofrer alterações.

Atualmente, o índice Ibovespa dá preferência a empresas que possuem maior peso dentro do mercado.

Ou seja, não são as empresas de maior liquidez, mas sim aquelas que são maiores. Essas empresas acabam ficando com o maior peso da carteira.

Antigamente o índice Ibovespa concedia um peso maior para empresas que tinha mais negociações no mercado, ou que movimentavam mais.

Dentro dessa metodologia antiga, empresas que não tinham grande peso, ou até não estavam 100% em operação, acabaram ganhando muito espaço no índice, e assim, acabaram provocando uma grande queda do mesmo.

Depois de tais incidentes, o índice Ibovespa passou por uma revisão em sua metodologia e agora não prioriza mais a liquidez, mas sim, o peso da firma na bolsa de valores.

Empresas como AMBEV e Itaú ganharam mais notoriedade no índice e outras firmas como Petrobrás e Vale acabaram ficando relativamente com menos peso.

Em resumo, após as alterações em sua metodologia, o índice Ibovespa ficou mais parecido com índices do exterior, como o S&P 500 (índice americano das 500 maiores empresas dos Estados Unidos), por exemplo.

Para que serve o Ibovespa?

O Ibovespa tem uma função muito importante, pois ele serve como referência para os ganhos e perdas do mercado de ações no Brasil.

Ele também serve como parâmetro para ETFs (fundo de índice) como a BOVA11. Através dessa ETF, o investidor consegue investir em algo que pode lhe proporcionar ganhos bem semelhantes ao principal índice de nossa bolsa de valores.

Outra função muito importante que o Ibovespa nos proporciona é de benchmark. Vários fundos de investimento em renda variável utilizam o Ibovespa para comparação.

Assim é possível mensurar se o desempenho do fundo está bom ou ruim.

Caso o resultado do fundo esteja acima do Ibovespa, então o fundo está conseguindo uma performance melhor do que a média.

Qualquer coisa inferior ao Ibovespa pode ser um mal sinal.

Porque o Ibovespa?

O principal índice da bolsa brasileira é um dos melhores benchmarks possíveis a ser utilizado, especialmente quando estamos lidando com investimentos de renda variável.

O Ibovespa, querendo ou não, serve como uma média do mercado.

Então se você está conseguindo gerar um desempenho superior ao Ibovespa, é possível que a sua carteira esteja acima do mercado, ou da média propriamente dita.

Outro detalhe importante é que o Ibovespa, como foi mencionado, possui toda uma metodologia na qual as ações devem contar com algumas características.

Dados referentes à liquidez dos ativos, participações nos pregões e o peso da empresa são utilizados para determinar se a empresa entra no índice e em que posição ela ficará.

 

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados