O que é IBAN?

O International Bank Account Number (IBAN) é uma forma de identificação padrão de contas para transações bancárias internacionais. Ele é utilizado desde 2007 e foi criado com a finalidade de viabilizar a automatização dos processos.

O registro das contas foi feito junto à Society For Worldwide International Financial Telecommunication (SWIFT), sob a norma ISO 13616 para a criação deste formato. Atualmente, há mais de 65 países que possuem um código IBAN.

De acordo com o Banco Central (BC), em 2009 as associações nacionais de bancos e a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) solicitaram que o BC fizesse um registro padronizado para a identificação de contas para transações financeiras entre países.

Em 2013, a circular no. 3625 do Banco Central definiu essa padronização, como o número de caracteres, uso ou não de letras maiúsculas e minúsculas, etc.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Para que serve o IBAN?

Com esse código padronizado, fica mais fácil para as instituições bancárias fazerem e registrarem esse tipo de operação. Para realizar uma transferência internacional, você vai precisar informar o IBAN da sua conta.

Você consegue esse código em contato com o seu banco, pelo internet banking, ou online pelo “gerador de IBAN”, em que você informar a sua agência e conta e seleciona o banco.

Como funciona o IBAN?

Cada item do extenso código do IBAN corresponde a um dos grupos de informações sobre a transação. A quantidade de caracteres alfanuméricos pode variar entre os países, mas no Brasil é de 29. Segundo o Banco Central, a composição do IBAN é a seguinte:

Exemplo de IBAN de conta do Brasil:

BR18 0000 0000 1414 5512 3924 100C 2

BR: país

18: dígitos verificadores

0000 0000: identificador da instituição financeira

1414 5: agência bancária

512 3924 100: número de conta do cliente

C: tipo conta

2: identificação do titular da conta

Embora o documento internacional de padronização do IBAN tenha suas características, o Banco Central definiu alguns formatos dentro dessas regras. Uma delas é que, apesar de se permitir o uso de letras maiúsculas e minúsculas, no Brasil só serão consideradas as letras em maiúsculo.

O BC também definiu que o número de caracteres é fixo, de 29. Caso haja algum campo em que sobrem dígitos, eles devem ser completados com zero à esquerda.

Por aqui, algumas operações pedem, além do IBAN, o código SWIFT. Este nada mais é do que o código internacional da instituição bancária. Outro termo conhecido também para transações internacionais é o Bank International Code (BIC), que tem a mesma finalidade que o SWIFT.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Backtest

O que é Backtest? Também chamado de backtesting, o backtest é um tipo de teste que se faz usando dados históricos relevantes, a fim de prever…