Open Nav

Guilherme Affonso Ferreira

Quem é Guilherme Affonso Ferreira

Guilherme Affonso Ferreira é brasileiro, nascido em 1951. Formou-se em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. É conhecido como um dos maiores investidores individuais do país.

Começo da trajetória

O pai de Guilherme Affonso Ferreira era revendedor da Caterpillar, e a história da família estava muito ligada a essa marca. O próprio Guilherme, quando se formou na faculdade, passou um ano realizando diversos estágios em vários países, como EUA, Alemanha e França; e a maioria desses estágios foi trabalhando com revendedores Caterpillar.

O pai dizia que a família precisava se preparar para comprar concorrentes, outros revendedores Caterpillar. O problema era que, quando os negócios estavam indo bem para os Affonso Ferreira, também estavam indo bem para os concorrentes, e ninguém queria vender. Por outro lado, quando os negócios estavam indo mal para os concorrentes, e eles poderiam aceitar vender, também estavam indo mal para os Affonso Ferreira, que não tinham condições de comprar.

Para resolver o problema, Guilherme sugeriu utilizar o capital excedente para comprar negócios que tivessem ciclos diferentes da revenda Caterpillar. Assim, quando o negócio principal estivesse em um momento de baixa, momento em que os concorrentes também estariam mais abertos a uma venda, seria possível fechar a aquisição usando os recursos dos outros negócios.

Foi assim que surgiu o fundo Teorema, usado para gerir o dinheiro da família, do qual Guilherme Affonso Ferreira é sócio e gestor.


Caso Unibanco

Um dos casos mais relevantes da vida de Guilherme Affonso Ferreira como investidor foi a compra de ações do Unibanco.

Em 1986, com o lançamento do Plano Cruzado, o Governo promoveu uma redução forçada na taxa de juros, o que prejudicou todo o sistema bancário na época. Como resultado, houve um abandono em massa do setor pelos investidores, e o preço das ações dos bancos despencaram.

Guilherme, porém, evitou a reação emocional pois, como ele mesmo afirmou, "nunca vi país sem banco". Após estudar o setor, escolheu o Unibanco para investir.

Embora tivesse menor escala do que outros concorrentes, como Itaú (que, mais tarde, comprou o Unibanco) e Bradesco, ele tinha uma das melhores gestões e um alto dividend yield.

A escolha de Guilherme Affonso Ferreira provou-se acertada e ele obteve bons lucros com as ações do Unibanco nos anos seguintes.

Caso dos investimentos nos EUA

Guilherme Affonso Ferreira também começou a investir nas bolsas dos EUA em 2010, justamente durante uma das piores crises financeiras que atingiu o país na História.

Como o câmbio era favorável, mesmo com uma carteira conservadora, o investidor conseguiu excelentes resultados. Posteriormente, ele decidiu deixar as posições nas Bolsas americanas, em virtude do aumento do valor do dólar.

Técnica de valuation

Para avaliar o valor das empresas e o preço de suas ações, Guilherme Affonso Ferreira adota uma técnica própria, chamada "Lista de Desejos".

A Lista de Desejos é uma lista detalhando o que Guilherme gostaria que a empresa fizesse e o que ele acredita que ela poderia fazer para aumentar seu valor de mercado. Quanto menor for a lista, mais próximo o preço da ação está do seu justo valor.

Seu objetivo é encontrar empresas cujo preço não está acompanhando o verdadeiro valor de mercado, e lucrar com essa diferença quando o mercado finalmente perceber o valor real.

Outras atividades

Guilherme Affonso Ferreira também desempenhou outras atividades relevantes. Foi conselheiro da Arezzo, B3 e M Dias Branco. De 2015 a 2018, foi conselheiro da Petrobrás e participou de seu programa de recuperação.

Como membro do conselho de empresas, ele sempre busca promover melhorias e fazer sua voz ser ouvida pelos gestores.

Sobre sua experiência na Petrobrás, especificamente, Guilherme aponta que o diferencial de uma empresa são as pessoas, o seu capital humano.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados