Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Guilherme Affonso Ferreira

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/12/2019 às 21:50 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Guilherme Affonso Ferreira

Guilherme Affonso Ferreira é brasileiro, nascido em 1951. Formou-se em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. É conhecido como um dos maiores investidores individuais do país.

Começo da trajetória

O pai de Guilherme Affonso Ferreira era revendedor da Caterpillar, e a história da família estava muito ligada a essa marca. O próprio Guilherme, quando se formou na faculdade, passou um ano realizando diversos estágios em vários países, como EUA, Alemanha e França; e a maioria desses estágios foi trabalhando com revendedores Caterpillar.

O pai dizia que a família precisava se preparar para comprar concorrentes, outros revendedores Caterpillar. O problema era que, quando os negócios estavam indo bem para os Affonso Ferreira, também estavam indo bem para os concorrentes, e ninguém queria vender. Por outro lado, quando os negócios estavam indo mal para os concorrentes, e eles poderiam aceitar vender, também estavam indo mal para os Affonso Ferreira, que não tinham condições de comprar.

Para resolver o problema, Guilherme sugeriu utilizar o capital excedente para comprar negócios que tivessem ciclos diferentes da revenda Caterpillar. Assim, quando o negócio principal estivesse em um momento de baixa, momento em que os concorrentes também estariam mais abertos a uma venda, seria possível fechar a aquisição usando os recursos dos outros negócios.

Foi assim que surgiu o fundo Teorema, usado para gerir o dinheiro da família, do qual Guilherme Affonso Ferreira é sócio e gestor.

Caso Unibanco

Um dos casos mais relevantes da vida de Guilherme Affonso Ferreira como investidor foi a compra de ações do Unibanco.

Em 1986, com o lançamento do Plano Cruzado, o Governo promoveu uma redução forçada na taxa de juros, o que prejudicou todo o sistema bancário na época. Como resultado, houve um abandono em massa do setor pelos investidores, e o preço das ações dos bancos despencaram.

Guilherme, porém, evitou a reação emocional pois, como ele mesmo afirmou, "nunca vi país sem banco". Após estudar o setor, escolheu o Unibanco para investir.

Embora tivesse menor escala do que outros concorrentes, como Itaú (que, mais tarde, comprou o Unibanco) e Bradesco, ele tinha uma das melhores gestões e um alto dividend yield.

A escolha de Guilherme Affonso Ferreira provou-se acertada e ele obteve bons lucros com as ações do Unibanco nos anos seguintes.

Caso dos investimentos nos EUA

Guilherme Affonso Ferreira também começou a investir nas bolsas dos EUA em 2010, justamente durante uma das piores crises financeiras que atingiu o país na História.

Como o câmbio era favorável, mesmo com uma carteira conservadora, o investidor conseguiu excelentes resultados. Posteriormente, ele decidiu deixar as posições nas Bolsas americanas, em virtude do aumento do valor do dólar.

Técnica de valuation

Para avaliar o valor das empresas e o preço de suas ações, Guilherme Affonso Ferreira adota uma técnica própria, chamada "Lista de Desejos".

A Lista de Desejos é uma lista detalhando o que Guilherme gostaria que a empresa fizesse e o que ele acredita que ela poderia fazer para aumentar seu valor de mercado. Quanto menor for a lista, mais próximo o preço da ação está do seu justo valor.

Seu objetivo é encontrar empresas cujo preço não está acompanhando o verdadeiro valor de mercado, e lucrar com essa diferença quando o mercado finalmente perceber o valor real.

Outras atividades

Guilherme Affonso Ferreira também desempenhou outras atividades relevantes. Foi conselheiro da Arezzo, B3 e M Dias Branco. De 2015 a 2018, foi conselheiro da Petrobrás e participou de seu programa de recuperação.

Como membro do conselho de empresas, ele sempre busca promover melhorias e fazer sua voz ser ouvida pelos gestores.

Sobre sua experiência na Petrobrás, especificamente, Guilherme aponta que o diferencial de uma empresa são as pessoas, o seu capital humano.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados