O que é a garantia cruzada?

É chamado de garantia cruzada um fenômeno de empréstimo em que uma propriedade, além de servir de garantia em uma determinada dívida, é por si só a garantia (ou o objeto) de uma segunda obrigação.

Em geral, todo débito pode ser alvo de garantia cruzada: carros, imóveis, mercadorias, jóias, entre outras.


Como de garantia cruzada funciona?

O conceito de garantia cruzada é, por si, muito simples.

Imagine que você tenha comprado uma televisão de 22 polegadas, em 5 parcelas de 500 reais. Você ainda está pagando a terceira parcela quando, no meio de uma negociação com um amigo, decide comprar um home Theater.

Pressionado, você assume a compra e, no contrato, indica a televisão como garantia. Assim, caso você não pague pelo aparelho que adquiriu, ele pode tomá-la.

Nesse caso, você estará utilizando a televisão a título de garantia duas vezes: afinal, caso você não pague as parcelas restantes, o credor inicial irá retomá-la.

E isso é uma garantia cruzada: a propriedade que, sendo garantia de um empréstimo, é usada da mesma forma em uma segunda dívida.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Economista Doméstico

O que é um economista doméstico? De forma simplista, o economista doméstico é um tipo de economista com formação específica em Economia Doméstica. Atualmente, no Brasil,…

Veja outros termos