Open Nav Logo Mais Retorno

Fusão

O que é fusão?

Fusão é o nome dado para o processo empresarial no qual duas empresas se unem, formando uma nova companhia com os recursos financeiros, humanos e contábeis de ambas as organizações.

É o equivalente ao casamento dentro do meio corporativo. Os componentes da fusão, primeiramente, identificam uma oportunidade de crescimento ao se unirem a outra (que não necessariamente compõe o seu mesmo setor atual), negociam o acordo, se unem juridicamente e passam por um período de profunda adaptação, até que sua cultura se una completamente e passem a existir, na prática, como uma única empresa.

Sim, é tão trabalhoso quanto parece - e as dificuldades crescem conforme o tamanho das companhias, visto que empresas maiores possuem mais recursos, funcionários e gestores para integrar.

Ainda assim, a fusão é vista com bons olhos por aqueles que optam por realizá-la: só em 2018, mais de 600 operações desse tipo foram realizadas no Brasil, focadas em vantagens como redução de custos e aumento da receita.


Como as fusões são realizadas?

Como já te adiantamos, existe um longo caminho a se percorrer até que a fusão se concretize.

Em geral, ele pode ser dividido entre: negociação, due diligence, assinatura do contrato/pagamento e adaptação.

Negociação

Na fase da negociação, acontece a identificação de um interesse, de ambos os sócios da companhia, em realizarem uma fusão.

É uma fase de extrema cautela e estudo, onde ambos compartilham informações acerca de suas atividades, clientes, fornecedores e resultados financeiros. Tudo, é claro, protegido por um acordo de confidencialidade.

Para agregar o volume de dados é criado um infomemo, documento oficial que converge todas as informações que citamos acima.

Se após a leitura do infomemo o interesse dos sócios for mantido é hora de negociar preços e chegar ao acordo a respeito do custo de processo.

Due diligence

Se você já alugou um imóvel, deve se lembrar bem daquela inspeção feita antes da assinatura do contrato. Nela, olhamos cada detalhe de cada cômodo, buscando por detalhes que possam nos obrigar a gastar dinheiro com reformas no futuro.

A lógica do duo diligence é a mesma! Nessa fase, os envolvidos analisam questões trabalhistas, legais e comerciais (entre outras) em busca de pormenores que possam levar a prejuízo futuro.

Nenhuma grande questão encontrada? Ótimo, é hora de assinar o contrato.

Assinatura do contrato/pagamento

De maneira prática, no processo de fusão uma das companhias compra parte da outra e oferece, em contrapartida, participação na nova empresa.

Aqui, portanto, acontece o pagamento e assinatura do contrato de compra e venda, onde constam os processos de governança a serem adotados daqui para frente e o papel de cada sócio na organização.

Adaptação

Combinar diferentes culturas organizacionais e processos administrativos não é tarefa fácil. É por isso que, mesmo após a assinatura do contrato, as empresas componentes do novo empreendimento ainda atuam de maneira “separada”.

Não fisicamente, mas com divergências notáveis no modo de trabalho, por exemplo.

Com o tempo, são definidas políticas e programas que verdadeiramente unem os funcionários, a produção e a companhia em um único corpo.

Está concluída, então, a fusão.

Quais são as vantagens de uma fusão?

Como vimos, a fusão é um processo extremamente complexo, que pode levar anos para ser finalizado.

No entanto, existem bons motivos para que empresários optem por realizá-la. Alguns deles são:

  • O melhor dos dois mundos: Muitas vezes, as empresas se unem para aproveitar o fato de que a força de uma complementa a da outra. Nesse caso, entende-se que os negócios são mais valiosos para o cliente, e portanto mais lucrativos, juntos.
  • Diversificação de oportunidades: Se aproveitando da vantagem anterior, a nova empresa é capaz de penetrar em nichos que as companhias isoladas não conseguem.
  • Aumento da receita: Nicho mais abrangente e expertise agregada criam uma poderosa oportunidade de posicionamento no mercado, a ponto de aumentar de forma massiva o faturamento da companhia.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão