Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Fundo Multimercado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/08/2019 às 19:04 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é um fundo multimercado?

Um fundo multimercado é, como o próprio nome já indica, um fundo de investimentos que trabalha com mais de um tipo de mercado — e por isso o nome de multimercado.

Em termos práticos, estamos falando de fundos que vão mesclar o capital dos seus investidores em diversas alternativas como renda fixa, mercado de ações, moedas, e outras tantas possibilidades.

Esse comportamento tem atraído cada vez mais interesse pela mescla de melhores rentabilidades em relação à renda fixa com um menor risco em relação ao mercado de ações.

Como funciona um fundo multimercado?

Uma característica marcante de um fundo multimercado é a liberdade apresentada aos seus gestores sobre o uso dos ativos financeiros que irão compor uma carteira. Não há, portanto, restrição ou limitação para o uso dos recursos.

Não é o que acontece em formatos específicos de fundos, em que um determinado tipo de ativo deve ser majoritário dentro da carteira. A administração do fundo multimercado é livre para selecionar os investimentos que desejar.

Justamente em função da sua liberdade, existem diferentes estratégias. A seguir, listamos algumas das mais comuns. No entanto, esse não é o foco do texto e, portanto, não iremos entrar nos detalhes de cada uma.

  • Trading: são estratégias de curto prazo que aproveitam oportunidades de mercado.
  • Macro: na direção oposta ao trading, o foco está no longo prazo por meio de avaliações macroeconômicas de mercado.
  • Moedas: trabalham com mercado de câmbio, operando moedas estrangeiras.
  • Livre: como o nome já indica, o fundo usa de estratégias sem muitas restrições, variando suas escolhas de acordo com as oportunidades.

Para quem é válido usar dos fundo multimercado?

A ideia dos fundos de investimentos sempre será fazer o dinheiro render. Portanto, quando falamos de fundo multimercado, o foco está em investidores que pretendem ganhar dinheiro com o mercado financeiro.

No entanto, é importante ressaltar que existem diferentes níveis desse fundo. Caberá sempre a quem estiver investindo se informar sobre o fundo escolhido e qual a maneira pela qual essa seleção irá usar o dinheiro.

Isso porque, justamente pela variedade de mercados usados, esses fundos podem ser mais ou menos agressivos e, consequentemente, apresentarem diferentes níveis de risco.

Em suma, o fundo multimercado é uma boa recomendação para quem deseja diversificação. Mesmo que opere com alguns ativos de maior risco, essa diversificação ajuda a reduzi-lo por trabalhar com diferentes tipos de aplicações.

Além disso, podemos citar a liberdade de trabalho dentro da economia e a gestão do dinheiro feita por um especialista como alguns dos benefícios que um fundo multimercado oferece ao seu investidor.

Um fundo multimercado é seguro?

A questão sobre segurança de um fundo multimercado depende diretamente da maneira com que os seus administradores trabalham os recursos. Sendo assim, de acordo com a formulação de carteira, ele pode ser mais ou menos agressivo.

No entanto, essa não é uma opção para investidores muito conservadores. Não há como garantir ganhos constantes, como acontece na renda fixa como no caso do Tesouro Direto.

Ao mesmo tempo, pela liberdade para trabalhar com diferentes ativos, trata-se de uma forma de abordar a renda variável de maneira menos agressiva do que seria no mercado de ações. Há, enfim, um equilíbrio entre segurança e risco.

Por fim, é importante registrar que não há proteção pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para investimentos em fundos multimercados. Ainda assim, caso exista uma pesquisa prévia antes de aplicação do dinheiro, não é comum encontrar calote.

Se o investimento acontecer por meio de uma corretora, mesmo em caso de quebras é bem provável que o dinheiro esteja a salvo, sendo este comprado por algum outro fundo terceiro.

Aproveite para assistir o vídeo do Descomplica contando sobre este tema também:

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados