Open Nav Logo Mais Retorno

Fundo Multimercado

O que é um fundo multimercado?

Um fundo multimercado é, como o próprio nome já indica, um fundo de investimentos que trabalha com mais de um tipo de mercado — e por isso o nome de multimercado.

Em termos práticos, estamos falando de fundos que vão mesclar o capital dos seus investidores em diversas alternativas como renda fixa, mercado de ações, moedas, e outras tantas possibilidades.

Esse comportamento tem atraído cada vez mais interesse pela mescla de melhores rentabilidades em relação à renda fixa com um menor risco em relação ao mercado de ações.


Como funciona um fundo multimercado?

Uma característica marcante de um fundo multimercado é a liberdade apresentada aos seus gestores sobre o uso dos ativos financeiros que irão compor uma carteira. Não há, portanto, restrição ou limitação para o uso dos recursos.

Não é o que acontece em formatos específicos de fundos, em que um determinado tipo de ativo deve ser majoritário dentro da carteira. A administração do fundo multimercado é livre para selecionar os investimentos que desejar.

Justamente em função da sua liberdade, existem diferentes estratégias. A seguir, listamos algumas das mais comuns. No entanto, esse não é o foco do texto e, portanto, não iremos entrar nos detalhes de cada uma.

  • Trading: são estratégias de curto prazo que aproveitam oportunidades de mercado.
  • Macro: na direção aposta ao trading, o foco está no longo prazo por meio de avaliações macroeconômicas de mercado.
  • Moedas: trabalham com mercado de câmbio, operando moedas estrangeiras.
  • Livre: como o nome já indica, o fundo usa de estratégias sem muitas restrições, variando suas escolhas de acordo com as oportunidades.

Para quem é válido usar dos fundo multimercado?

A ideia dos fundos de investimentos sempre será fazer o dinheiro render. Portanto, quando falamos de fundo multimercado, o foco está em investidores que pretendem ganhar dinheiro com o mercado financeiro.

No entanto, é importante ressaltar que existem diferentes níveis desse fundo. Caberá sempre a quem estiver investindo se informar sobre o fundo escolhido e qual a maneira pela qual essa seleção irá usar o dinheiro.

Isso porque, justamente pela variedade de mercados usados, esses fundos podem ser mais ou menos agressivos e, consequentemente, apresentarem diferentes níveis de risco.

Em suma, o fundo multimercado é uma boa recomendação para quem deseja diversificação. Mesmo que opere com alguns ativos de maior risco, essa diversificação ajuda a reduzi-lo por trabalhar com diferentes tipos de aplicações.

Além disso, podemos citar a liberdade de trabalho dentro da economia e a gestão do dinheiro feita por um especialista como alguns dos benefícios que um fundo multimercado oferece ao seu investidor.

Um fundo multimercado é seguro?

A questão sobre segurança de um fundo multimercado depende diretamente da maneira com que os seus administradores trabalham os recursos. Sendo assim, de acordo com a formulação de carteira, ele pode ser mais ou menos agressivo.

No entanto, essa não é uma opção para investidores muito conservadores. Não há como garantir ganhos constantes, como acontece na renda fixa como no caso do Tesouro Direto.

Ao mesmo tempo, pela liberdade para trabalhar com diferentes ativos, trata-se de uma forma de abordar a renda variável de maneira menos agressiva do que seria no mercado de ações. Há, enfim, um equilíbrio entre segurança e risco.

Por fim, é importante registrar que não há proteção pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para investimentos em fundos multimercados. Ainda assim, caso exista uma pesquisa prévia antes de aplicação do dinheiro, não é comum encontrar calote.

Se o investimento acontecer por meio de uma corretora, mesmo em caso de quebras é bem provável que o dinheiro esteja a salvo, sendo este comprado por algum outro fundo terceiro.

Aproveite para assistir o vídeo do Descomplica contando sobre este tema também:

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão