Open Nav Logo Mais Retorno

Fundo Long & Short

O que são fundos Long & Short?

Fundos Long and Short são fundos de investimento multimercado que executam operações com a compra e venda de dois ativos, na mesma transação. Logo, são fundos que operam compra e venda de ações simultaneamente.

A expressão long & short é definida como uma operação de arbitragem entre dois ou mais ativos com alguma correlação. O objetivo de uma operação como esta é obter lucratividade a partir de divergências temporárias nessa correlação.

Ativos correlacionados tendem a se comportar de forma semelhante no mercado ao longo do tempo. Por isso, ao operar na compra e na venda de ativos correlacionados, visa-se ao ganho tanto com movimentos de alta quanto de baixa.

O long and short ocorre com a compra de um dos ativos (long) e a venda do outro (short). Devido à correlação, ambos terão movimentações semelhantes, mas não idênticas. Assim, espera-se que:

  1. O ativo comprado tenha um aumento de preço maior que o ativo vendido; ou
  2. O ativo comprado tenha uma baixa de preço menor que o ativo vendido.

Assim, o ganho esperado está na diferença de movimentação entre os ativos operados. A estratégia seria a seguinte:

  1. Com a alta, perde-se a elevação do preço do ativo vendido, mas ganha-se com o ativo comprado.
  2. Com a queda, perde-se com a baixa do preço do ativo comprado, mas ganha-se pela venda antecipada do outro ativo.

Em síntese, um dos ativos sempre valoriza ou desvaloriza mais que o outro. A lucratividade do fundo está nesta diferença.


Tipos de ativos alocados em Fundo Long Short

Embora possam investir em qualquer tipo de ativo, fundos long short, em geral, operam com ações. O principal critério para incluir ações nesta estratégia é a correlação entre elas.

Por isso, existem algumas características comumente utilizadas para selecionar tais ações. Essas características são:

  • Ações ordinárias (final 3) com Ações preferenciais (final 4) da mesma empresa;
  • Ações do mesmo setor;
  • Ações de controladora com ações da empresa controlada;
  • Ações de setores diferentes.

Os fundos long & short possuem níveis diferentes de exposição aos ativos.

  • Fundos Long Short neutros fazem operações com exposição máxima de 5% do total do fundo. Esses fundos são mais conservadores, com maior controle de risco. Como consequência, a rentabilidade também é menor, ficando pouco acima do CDI.
  • Fundos long short direcionais operam de forma mais agressiva, sem limite de exposição. Trazem maior risco e, como consequência, maior rentabilidade aos investidores.

Vantagens e desvantagens dos Fundos Long & Short

A principal vantagem desses fundos é de não ter grande correlação com o Ibovespa. Logo, em períodos de crise, com baixa (ou laterização) do mercado, é possível ganhar com long short. Afinal, para obter retorno financeiro nestes fundos, não é necessário que o índice Ibovespa ou uma ação específica esteja em movimento de alta.

Outro fator interessante desses fundos é que, por operarem prioritariamente com ações, podem ter tributação de Fundo de Investimento em Ações (FIA). A tributação de um FIA tem incidência máxima de 15% de Imposto de Renda e são isentas do infame come-cotas.

Além disso, uma terceira vantagem é o aproveitamento tanto das movimentações de alta quanto de baixa.

A baixa correlação com o Ibovespa, por outro lado, também pode ser uma desvantagens dos fundos Long & Short. Em períodos de forte alta do mercado, esses fundos não aproveitam os mesmos retornos dos investimentos com alta correlação ao Ibovespa.

Por isso, é possível afirmar que estes fundos são mais vantajosos quando a Bolsa está em queda ou com baixo desempenho.

Nesse sentido, Fundos Long and Short podem ser interessantes para a diversificação de sua carteira, já que são investimentos que performam bem quando os demais ativos trazem retornos ruins.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados