Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Fundo Long & Short

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/09/2019 às 20:01 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que são fundos Long & Short?

Fundos Long and Short são fundos de investimento multimercado que executam operações com a compra e venda de dois ativos, na mesma transação. Logo, são fundos que operam compra e venda de ações simultaneamente.

A expressão long & short é definida como uma operação de arbitragem entre dois ou mais ativos com alguma correlação. O objetivo de uma operação como esta é obter lucratividade a partir de divergências temporárias nessa correlação.

Ativos correlacionados tendem a se comportar de forma semelhante no mercado ao longo do tempo. Por isso, ao operar na compra e na venda de ativos correlacionados, visa-se ao ganho tanto com movimentos de alta quanto de baixa.

O long and short ocorre com a compra de um dos ativos (long) e a venda do outro (short). Devido à correlação, ambos terão movimentações semelhantes, mas não idênticas. Assim, espera-se que:

  1. O ativo comprado tenha um aumento de preço maior que o ativo vendido; ou
  2. O ativo comprado tenha uma baixa de preço menor que o ativo vendido.

Assim, o ganho esperado está na diferença de movimentação entre os ativos operados. A estratégia seria a seguinte:

  1. Com a alta, perde-se a elevação do preço do ativo vendido, mas ganha-se com o ativo comprado.
  2. Com a queda, perde-se com a baixa do preço do ativo comprado, mas ganha-se pela venda antecipada do outro ativo.

Em síntese, um dos ativos sempre valoriza ou desvaloriza mais que o outro. A lucratividade do fundo está nesta diferença.

Tipos de ativos alocados em Fundo Long Short

Embora possam investir em qualquer tipo de ativo, fundos long short, em geral, operam com ações. O principal critério para incluir ações nesta estratégia é a correlação entre elas.

Por isso, existem algumas características comumente utilizadas para selecionar tais ações. Essas características são:

  • Ações ordinárias (final 3) com Ações preferenciais (final 4) da mesma empresa;
  • Ações do mesmo setor;
  • Ações de controladora com ações da empresa controlada;
  • Ações de setores diferentes.

Os fundos long & short possuem níveis diferentes de exposição aos ativos.

  • Fundos Long Short neutros fazem operações com exposição máxima de 5% do total do fundo. Esses fundos são mais conservadores, com maior controle de risco. Como consequência, a rentabilidade também é menor, ficando pouco acima do CDI.
  • Fundos long short direcionais operam de forma mais agressiva, sem limite de exposição. Trazem maior risco e, como consequência, maior rentabilidade aos investidores.

Vantagens e desvantagens dos Fundos Long & Short

A principal vantagem desses fundos é de não ter grande correlação com o Ibovespa. Logo, em períodos de crise, com baixa (ou laterização) do mercado, é possível ganhar com long short. Afinal, para obter retorno financeiro nestes fundos, não é necessário que o índice Ibovespa ou uma ação específica esteja em movimento de alta.

Outro fator interessante desses fundos é que, por operarem prioritariamente com ações, podem ter tributação de Fundo de Investimento em Ações (FIA). A tributação de um FIA tem incidência máxima de 15% de Imposto de Renda e são isentas do infame come-cotas.

Além disso, uma terceira vantagem é o aproveitamento tanto das movimentações de alta quanto de baixa.

A baixa correlação com o Ibovespa, por outro lado, também pode ser uma desvantagens dos fundos Long & Short. Em períodos de forte alta do mercado, esses fundos não aproveitam os mesmos retornos dos investimentos com alta correlação ao Ibovespa.

Por isso, é possível afirmar que estes fundos são mais vantajosos quando a Bolsa está em queda ou com baixo desempenho.

Nesse sentido, Fundos Long and Short podem ser interessantes para a diversificação de sua carteira, já que são investimentos que performam bem quando os demais ativos trazem retornos ruins.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados