Open Nav Logo Mais Retorno

Fundo Imobiliário de Papel

O que é um fundo imobiliário de papel?

Um fundo imobiliário de papel é nada mais do que um formato específico de fundo de investimento imobiliário (explicamos no próximo tópico, caso você não conheça esse modelo de produto financeiro).

Nesse formato, os investimentos são, basicamente, em papéis e títulos relacionados ao mercado imobiliário. Ou seja, apesar de ser dentro do segmento, não se trata de fazer a compra física de imóveis (algo que é feito no que se chama de fundo imobiliário de tijolo).

O objetivo de um fundo imobiliário de papel, portanto, é lucrar com o pagamento de juros em função de investimentos nesses papéis imobiliários.

O que é um fundo imobiliário?

Se por qualquer razão você chegou a este texto, mas não conhece tão bem o mercado dos fundos imobiliários, vamos fazer uma breve explicação.

Esses fundos nada mais são do que uma reunião de investidores que se interessam pelo mercado imobiliário. Como qualquer pessoa sabe, ainda que seja totalmente leiga em finanças, imóveis são caros. Não é fácil sair comprando uma casa ou um apartamento para uso pessoal, imagine como investimento.

Assim, um fundo imobiliário chega como alternativa para esses investidores. Eles então se juntam, formando um capital que permita esse tipo de trabalho financeiro. Nesse modelo, cada investidor tem direito a uma parte proporcional ao que investir — as conhecidas cotas.

Portanto, se os investimentos trouxerem lucros, cada investidor terá acesso a ele de acordo com a sua participação no fundo.


Quais são os investimentos feitos em um fundo imobiliário de papel?

Como você já viu, um fundo imobiliário de papel trabalha com títulos relacionados ao mercado de imóveis. Esses papéis são, geralmente, de renda fixa, mas apresentam uma rentabilidade interessante em relação ao CDI.

O lucro do fundo pode vir de duas maneiras:

  1. No vencimento dos títulos, quando o pagamento de juros é realizado;
  2. Na venda dos títulos a investidores terceiros, lucrando com a variação de preços de compra e venda.

Vamos, a seguir, listar brevemente alguns dos principais formatos de investimentos utilizados nesse tipo de fundo.

  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário)
  • Letras Hipotecárias
  • Títulos de recebíveis imobiliários
  • Investimentos em outros fundos imobiliários

Quais são as vantagens de investir em um fundo imobiliário de papel?

O aspecto que costuma chamar atenção dos investidores para trabalhar com um fundo imobiliário de papel é a redução do risco ao que acontece nos investimentos em imóveis físico, como no caso dos fundos de tijolo.

O ponto principal é que, nos fundos de papel, o trabalho é com títulos. Essa característica evita problemas como falhas estruturais, desvalorização do imóvel ou mesmo, no caso de trabalhar com locação, da vacância.

Além disso, os títulos são, em sua maioria, de renda fixa. Ou seja, ao menos de forma geral, esse cenário também contribui para uma redução de risco aos investidores.

Por fim, a composição de carteira contribui para melhor gerenciamento do risco, permitindo a diversificação. O portfólio do fundo pode mesclar diferentes tipos de títulos, equilibrando seus investimentos.

Quais os problemas de investir em um fundo imobiliário de papel?

Todo investimento oferece prós e contras (e não é diferentes para os fundos de papel).

Se por um lado é possível reduzir bem os riscos, esse formato costuma ter dificuldade em crescer seu valor patrimonial. Isso acontece pelos investimentos em renda fixa e também pela necessidade de distribuição dos lucros aos cotistas.

Além disso, nem todo fundo imobiliário de papel é excelente. Assim como em qualquer tipo de fundo, existem aqueles bons e ruins. Para evitar essa questão, o investidor deve estar sempre atento e analisando o mercado, bem como a composição de carteira.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados