Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Fundo Imobiliário de Papel

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/08/2019 às 16:00 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é um fundo imobiliário de papel?

Um fundo imobiliário de papel é nada mais do que um formato específico de fundo de investimento imobiliário (explicamos no próximo tópico, caso você não conheça esse modelo de produto financeiro).

Nesse formato, os investimentos são, basicamente, em papéis e títulos relacionados ao mercado imobiliário. Ou seja, apesar de ser dentro do segmento, não se trata de fazer a compra física de imóveis (algo que é feito no que se chama de fundo imobiliário de tijolo).

O objetivo de um fundo imobiliário de papel, portanto, é lucrar com o pagamento de juros em função de investimentos nesses papéis imobiliários.

O que é um fundo imobiliário?

Se por qualquer razão você chegou a este texto, mas não conhece tão bem o mercado dos fundos imobiliários, vamos fazer uma breve explicação.

Esses fundos nada mais são do que uma reunião de investidores que se interessam pelo mercado imobiliário. Como qualquer pessoa sabe, ainda que seja totalmente leiga em finanças, imóveis são caros. Não é fácil sair comprando uma casa ou um apartamento para uso pessoal, imagine como investimento.

Assim, um fundo imobiliário chega como alternativa para esses investidores. Eles então se juntam, formando um capital que permita esse tipo de trabalho financeiro. Nesse modelo, cada investidor tem direito a uma parte proporcional ao que investir — as conhecidas cotas.

Portanto, se os investimentos trouxerem lucros, cada investidor terá acesso a ele de acordo com a sua participação no fundo.

Quais são os investimentos feitos em um fundo imobiliário de papel?

Como você já viu, um fundo imobiliário de papel trabalha com títulos relacionados ao mercado de imóveis. Esses papéis são, geralmente, de renda fixa, mas apresentam uma rentabilidade interessante em relação ao CDI.

O lucro do fundo pode vir de duas maneiras:

  1. No vencimento dos títulos, quando o pagamento de juros é realizado;
  2. Na venda dos títulos a investidores terceiros, lucrando com a variação de preços de compra e venda.

Vamos, a seguir, listar brevemente alguns dos principais formatos de investimentos utilizados nesse tipo de fundo.

  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário)
  • Letras Hipotecárias
  • Títulos de recebíveis imobiliários
  • Investimentos em outros fundos imobiliários

Quais são as vantagens de investir em um fundo imobiliário de papel?

O aspecto que costuma chamar atenção dos investidores para trabalhar com um fundo imobiliário de papel é a redução do risco ao que acontece nos investimentos em imóveis físico, como no caso dos fundos de tijolo.

O ponto principal é que, nos fundos de papel, o trabalho é com títulos. Essa característica evita problemas como falhas estruturais, desvalorização do imóvel ou mesmo, no caso de trabalhar com locação, da vacância.

Além disso, os títulos são, em sua maioria, de renda fixa. Ou seja, ao menos de forma geral, esse cenário também contribui para uma redução de risco aos investidores.

Por fim, a composição de carteira contribui para melhor gerenciamento do risco, permitindo a diversificação. O portfólio do fundo pode mesclar diferentes tipos de títulos, equilibrando seus investimentos.

Quais os problemas de investir em um fundo imobiliário de papel?

Todo investimento oferece prós e contras (e não é diferentes para os fundos de papel).

Se por um lado é possível reduzir bem os riscos, esse formato costuma ter dificuldade em crescer seu valor patrimonial. Isso acontece pelos investimentos em renda fixa e também pela necessidade de distribuição dos lucros aos cotistas.

Além disso, nem todo fundo imobiliário de papel é excelente. Assim como em qualquer tipo de fundo, existem aqueles bons e ruins. Para evitar essa questão, o investidor deve estar sempre atento e analisando o mercado, bem como a composição de carteira.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados