Open Nav

Fundo de Índice

O que são os fundos de índice?

Fundo de índice é o nome dado a um tipo específico de fundo de investimentos, especialmente caracterizado por seguir um índice financeiro para escolher os títulos que hão de compor a sua carteira.

De forma primária, os fundos de índice possuem as mesmas características dos demais fundos de investimentos. Isso significa que eles também são formados a partir da "união" de vários investidores que, a partir da aquisição de cotas, somam os seus aportes para a compra de determinados títulos.

A escolha desses títulos vai depender, sobretudo, das indicações presentes no estatuto daquele fundo e do seu tipo de gestão. Isto é, se o estatuto determina que só podem ser adquiridos títulos de renda fixa, por exemplo, é terminantemente proibido que sejam feitos aportes em renda variável.

Por sua vez, no que tange aos tipos de gestão, ela pode ser ativa ou passiva. Na primeira, o gestor tem maior liberdade para escolher os papéis: para decidir, ele mesmo realiza pesquisas, estuda as empresas e define a melhor estratégia para atingir uma boa rentabilidade. Na segunda, o gestor faz mais a função de administrador do recurso, ao invés de ter autonomia para tomar suas próprias decisões.

É nesse último cenário que os fundos de índice se desenvolvem. A gestão está limitada a seguir a carteira teórica de um determinado indexador. Se a referência é o Ibovespa, por exemplo, apenas as ações de empresas que compõem esse índice podem contar com investimentos do fundo. Fim da conversa. Não existe muito o que ser decidido pelo gestor, nessa questão.

A própria B3 possui uma lista com todos os fundos de índice negociados na Bolsa de Valores. Com mais de 15 elementos, ela pode ser acessada clicando aqui.


Quer saber mais sobre os fundos de índice?

Outro nome bem comum para os fundos de índice é ETF. A sigla de Exchange Traded Funds (ou ainda “Fundos Negociados em Bolsa”, quando se traduz para a Língua Portuguesa), mesmo não estando em nosso idioma é o termo principal para se referir a esse tipo de fundo por aqui.

Contudo, conforme citamos, fundos de índice algumas pessoas apresentam certa dificuldade em assimilar que se trata da mesma coisa.

Por isso criamos este artigo introdutório, onde você encontra as suas características básicas, e outro mais completo, onde abordamos as suas vantagens, desvantagens e principais formas de se investir. Se o tema fundos de índice te interessou, recomendamos fortemente que o acesse clicando aqui. É imperdível!

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados