Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Fundo de Índice

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/01/2020 às 17:54 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são os fundos de índice?

Fundo de índice é o nome dado a um tipo específico de fundo de investimentos, especialmente caracterizado por seguir um índice financeiro para escolher os títulos que hão de compor a sua carteira.

De forma primária, os fundos de índice possuem as mesmas características dos demais fundos de investimentos. Isso significa que eles também são formados a partir da "união" de vários investidores que, a partir da aquisição de cotas, somam os seus aportes para a compra de determinados títulos.

A escolha desses títulos vai depender, sobretudo, das indicações presentes no estatuto daquele fundo e do seu tipo de gestão. Isto é, se o estatuto determina que só podem ser adquiridos títulos de renda fixa, por exemplo, é terminantemente proibido que sejam feitos aportes em renda variável.

Por sua vez, no que tange aos tipos de gestão, ela pode ser ativa ou passiva. Na primeira, o gestor tem maior liberdade para escolher os papéis: para decidir, ele mesmo realiza pesquisas, estuda as empresas e define a melhor estratégia para atingir uma boa rentabilidade. Na segunda, o gestor faz mais a função de administrador do recurso, ao invés de ter autonomia para tomar suas próprias decisões.

É nesse último cenário que os fundos de índice se desenvolvem. A gestão está limitada a seguir a carteira teórica de um determinado indexador. Se a referência é o Ibovespa, por exemplo, apenas as ações de empresas que compõem esse índice podem contar com investimentos do fundo. Fim da conversa. Não existe muito o que ser decidido pelo gestor, nessa questão.

A própria B3 possui uma lista com todos os fundos de índice negociados na Bolsa de Valores. Com mais de 15 elementos, ela pode ser acessada clicando aqui.

Quer saber mais sobre os fundos de índice?

Outro nome bem comum para os fundos de índice é ETF. A sigla de Exchange Traded Funds (ou ainda “Fundos Negociados em Bolsa”, quando se traduz para a Língua Portuguesa), mesmo não estando em nosso idioma é o termo principal para se referir a esse tipo de fundo por aqui.

Contudo, conforme citamos, fundos de índice algumas pessoas apresentam certa dificuldade em assimilar que se trata da mesma coisa.

Por isso criamos este artigo introdutório, onde você encontra as suas características básicas, e outro mais completo, onde abordamos as suas vantagens, desvantagens e principais formas de se investir. Se o tema fundos de índice te interessou, recomendamos fortemente que o acesse clicando aqui. É imperdível!

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados