Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Fundo Alavancado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/05/2020 às 19:58 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é um fundo alavancado?

Existem diversos tipos de fundos de investimentos no mercado financeiro, cada qual com as suas próprias particularidades. Um deles é o que se chama de fundo alavancado.

Esse tipo de fundo de investimentos recebe essa nomenclatura justamente pela sua forma de atuar no mercado. Isto é, a realização de operações alavancadas. Para entender melhor essa estratégia, vamos explicar antes o que é alavancagem financeira.

O que é alavancagem?

A alavancagem é um recurso oferecido por alguns ativos que permite ao investidor (seja ele individual ou um fundo de investimentos) trabalhar com uma quantia de capital maior do que o patrimônio real.

Isso é feito como uma forma de "empréstimo", mas extremamente simplificada. Se a operação ocorrer bem, ela permite a multiplicação dos lucros e o crescimento patrimonial de maneira muito veloz.

Por outro lado, em situações em que o investimento seja negativo, pode ser necessário que os cotistas de um fundo alavancado precisem aportar capital para o pagamento de uma dívida. Isso porque, em algumas situações, a perda financeira também pode ser maior do que o patrimônio.

O limite de alavancagem depende do que é oferecido pela instituição financeira, geralmente uma corretora. É normal também que se exija uma margem de garantia (uma garantia real para que esse empréstimo seja autorizado).

Há também mecanismos de proteção, como o trade out (chamada de margem), recurso que encerra automaticamente uma operação caso o saldo real fique próximo de zero, evitando assim que ele chegue ao campo negativo.

Como funciona o fundo alavancado?

Agora ficou fácil entender o fundo alavancado, não é mesmo? Esse nada mais é do que um tipo específico de fundo de investimentos que atua com ativos que permitam a sua alavancagem.

E quais seriam esses ativos? Geralmente, os fundos alavancados utilizam-se de derivativos no mercado de capitais como os mercados futuros e contratos de índice ou dólar.

Além disso, podem ser empregadas algumas estratégias específicas para o uso da alavancagem. É o caso do day trade ou da venda a descoberto, quando as ações são alugadas e vendidas antes de uma compra futura.

Essas formas de atuar no mercado permitem exposição acima do patrimônio.

Qual é o risco do fundo alavancado?

Se você é um leitor assíduo do Mais Retorno, está cansado de saber da clássica regra válida para o mercado financeiro: risco e retorno andam juntos e de maneira proporcional.

Isso significa que, em operações lucrativas, os ganhos desses fundos tendem a superar com folga suas versões tradicionais (as quais não usam alavancagem). Da mesma forma, as perdas também podem ser muito maiores em um fundo alavancado.

Portanto, é essencial que um investidor esteja ciente desse cenário de risco antes de realizar qualquer tipo de aporte. Olhar apenas para a rentabilidade de um fundo alavancado por iludir inicialmente, mas nem sempre o risco oferecido justifica o investimento. É preciso considerar o cenário completo ao traçar alguns comparativos.

Quem pode investir em um fundo alavancado?

Os fundos alavancados são um formato de investimento destinado a uma categoria específica: o perfil arrojado. Se você mais conservador ou, pior ainda, caso esteja começando na renda variável, recomendamos que evite esses ativos inicialmente.

A verdade é que pode ser tentador olhar para os lucros oferecidos em operações passadas e imaginar o quanto você ganharia caso investisse nesse tipo de fundo. No entanto, é preciso também lembrar que a rentabilidade positiva pode se reverter em negativa — e ela será agressiva na mesma proporção.

Sendo assim, verifique a sua carteira de investimentos e o próprio perfil para entender se realmente cabe um ativo desse tipo no seu portfólio antes de realizar um aporte. Não se iluda com os ganhos, pois o seu emocional precisa estar preparado para fortes perdas também.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados