Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Forward guidance: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/01/2022 às 19:33 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é Forward Guidance?

Forward Guidance é uma ferramenta usada pelo Banco Central de um determinado país para guiar a economia e responder às expectativas do mercado sobre o provável curso da política de juros. Visa evitar surpresas que possam perturbar os mercados e causar flutuações significativas nos preços dos ativos.

A ideia não chega a ser uma novidade - em sua Teoria Geral, Keynes argumentou que quando a política econômica de uma nação é vista como experimental pela opinião pública, ela tende a falhar. Por outro lado, caso se apresente como praticável e razoável, tende a ser bem-sucedida.

Noções básicas sobre Forward Guidance

O Forward Guidance é um instrumento de política monetária que visa influenciar a decisão financeira de famílias, empresas e investidores ao divulgar a taxa de juros prevista para determinado período. Essas diretrizes que o Banco Central fornece ao público são capazes de evitar surpresas que possam perturbar o mercado ou causar flutuações significativas nos preços dos ativos.

É uma ferramenta comumente usada pelos Bancos Centrais da Inglaterra e do Japão. O European Central Bank também a utiliza para guiar os rumos da política econômica.

Nos Estados Unidos, o Forward Guidance é uma das ferramentas mais usadas pelo banco central desde a Grande Recessão para influenciar o mercado. Assim, o país a utiliza para comunicar a população sobre a sua intenção de manter as taxas de juros baixas pelo tempo que for necessário para melhorar a disponibilidade de crédito e estimular a economia.

Além de detalhar ao público o que pretende fazer, o Banco Central utiliza essa ferramenta para apresentar quais estratégias devem ser adotadas para garantir que as suas metas sejam cumpridas e os fatos que podem obrigá-lo mudar a sua abordagem.

Por exemplo, no final de 2013 o Federal Reserve’s Federal Open Market Committee (FOMC) comunicou ao mercado que reduziria a taxa de juros até que a taxa de desemprego caísse e a inflação atingisse o patamar de 2% ao ano. Além disso, explicou ao público estadunidense que essas metas não seriam alcançadas sem um ajuste na política do Federal Reserve.

Vale destacar que todos os últimos presidentes do FED foram fortes defensores do Forward Guidance e aplicaram essa ferramenta para guiar a economia para os rumos que desejavam.

Como o Forward Guidance pode ser adotado?

O instrumento pode ser aplicado de quatro formas. Em primeiro lugar, o Banco Central pode indicar a taxa de juros que pretende estabelecer. Também pode avisar por quanto tempo atuará para que as políticas desejadas sejam implementadas.

Além de informar por quanto tempo manterá determinada política, o Banco Central poderá indicar os valores numéricos que pretende alcançar e ainda as condições qualitativas que deseja.

Por exemplo, em 2009, o FED comunicou a todos a sua intenção de manter as taxas de juros reduzidas. Em setembro de 2012, anunciou que compraria ativos de US$ 40 bilhões até que as taxas de desemprego fossem reduzidas, uma medida quantitativa. Essas estratégias também visavam garantir que a inflação permanecesse estável.

Por meio do Forward Guidance, o Banco Central não estabelece apenas qual será a taxa de inflação de um determinado período, também declara quais passos adotará para alcançar suas metas.

Quais são as vantagens do Forward Guidance?

Ao fornecer ao público uma noção detalhada dos rumos da economia por meio do Forward Guidance, os governos permitem que empresas e que as famílias passam tomar decisões financeiras com mais confiança e que os investidores saibam em quais ativos é melhor investir.

Por exemplo, caso o FOMC indique que irá aumentar a taxa de fundos federais nos próximos meses, todos que desejam comprar um imóvel deverão solicitar uma hipoteca antes que esse financiamento se torne inviável.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados