Open Nav

Formas de Pagamento

O que são Formas de Pagamento?

O termo por si só já é bem sugestivo, e direto, quanto ao seu significado. Entretanto, existem muitas formas de pagamento pouco utilizadas e até mesmo, não consideradas nos dias atuais, sabia?

O ato de realizar um pagamento nos remete a compra de algo; a troca entre diferentes produtos – item pelo dinheiro, por exemplo. 

Esse tipo de troca acontece desde que o mundo é mundo: para obtenção de algo, é necessário realizar uma oferta em prol daquela necessidade. 

Já ouviu aquela expressão em que diz “ninguém nos dá nada de graça”? Então, bem sabemos que isso é verdade!

Atualmente, qualquer tipo de pagamento é realizado através de dinheiro, além de que existem inúmeras formas para realizar essa ação. Porém, nem sempre foi assim.

Há cerca de 10 mil anos a.C., o pagamento era realizado através de animais, como vacas, carneiros, bois, galinhas, porcos, entre outros. A grande maioria das pessoas viviam em terras aptas para criação dos respectivos bichos. 

Anos mais tarde, além dos animais, os seres humanos passaram a realizar pagamentos através da plantação de grãos e tubérculos. Arroz, milho, batata, mandioca, e demais alimentos eram ofertados em troca de outros alimentos ou objetos.

Pode-se dizer que, no passado, a população sobrevivia a base de troca entre produtos essenciais. Um fazendeiro com criação de gado poderia pagar por alguns quilos de batatas tranquilamente, através de um de seus bois, por exemplo. 

Até que, por volta de 1.000 a.C., a China deu vida as primeiras moedas! Elas eram feitas a partir dos preciosos minérios que conhecemos hoje: bronze, prata e ouro. 

Como se já não bastasse ser essa grande potência que conhecemos hoje, a China também foi responsável pela criação das cédulas de dinheiro– visto que a própria população oriental também foi responsável pela criação do papel. 

Ou seja, as formas de pagamento passaram por grandes períodos evolutivos, até ser o que conhecemos hoje. Aliás, quem garante que não se modifiquem mais vezes no futuro? Afinal, o desenvolvimento tecnológico está aí para isso!

Como Investir nos Melhores Fundos

Quais são as principais Formas de Pagamento da atualidade?

Com o avanço da tecnologia, realizar pagamentos se tornou uma ação muito mais fácil, pois muitas vezes, pode acontecer até a distância – online. Confira algumas das formas de pagamento mais difundidas em todo o mundo atualmente:

Dinheiro 

Obviamente tudo é pago com dinheiro hoje em dia, até aqui sem novidades. Porém, já não são todas as pessoas que costumam andar com cédulas e moedas na carteira!

O pagamento em “dinheiro vivo”, como é popularmente conhecido, pouco a pouco foi dando lugar a outras formas mais práticas e até mais seguras.

Porém, ainda assim não pode ser uma forma de pagamento totalmente descartada, porque muitos estabelecimentos só vendem seus produtos a partir do pagamento em espécie. 

Cartão

O que seria de nós sem um cartão de crédito ou débito, não é mesmo? Pois é, esta se tornou uma das formas mais utilizadas da atualidade.

O primeiro cartão foi criado por um empresário chamado Fred McNamara, na década de 50. Foi titulado de Diners Club Card, devido a um acontecimento pessoal na vida de McNamara que o despertara tal ideia. 

O conceito de pagamento através de cartões logo se espalhou e foi adotado por uma série de empresas. 

Os bancos americanos lançaram o BankAmericard e o Master Charge: The Interbank Card, posteriormente conhecidos como VISA e MasterCard, respectivamente. 

Boleto

O boleto bancário também é uma forma de pagamento bastante utilizada, ainda mais quando falamos de pagamento online através do código de barras.

Entre os meios de pagamentos já citados, este é o mais recente. O boleto bancário surgiu em outubro de 1993, através de uma instrução normativa declarada pelo Banco Central.

Realizar pagamentos de compras ou serviços está cada vez mais fácil. Para você, qual é o meio mais eficaz?

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados