Open Nav Logo Mais Retorno

FOMC

O que é o FOMC?

FOMC é a sigla para Federal Open Market Committee, que em tradução livre pode ser descrito como Comitê Federal de Mercado Aberto. É uma comissão ligada ao Federal Reserve System (FED), responsável pela definição das medidas relacionadas à política monetária estadunidense.

Por diversas vezes, o FOMC é indicado como um semelhante ao que no Brasil denominamos Comitê de Política Monetária (o COPOM). Isso porque, reservados cada um ao seu país, ambos têm como função delimitar a taxa básica de juros (que por aqui é conhecida como taxa SELIC) e a taxa de redesconto, entre outros fatores capazes de alterar a quantidade de moeda em circulação e impactar a economia como um todo.

O FOMC é formado por 17 membros, sendo que apenas 12 deles são considerados aptos como votantes. Ele se reúne cerca de 8 vezes ao ano, movimentando interna e externamente a rotina administrativa do Federal Reserve.

Apenas à título de exemplo (pois trataremos mais a respeito desse assunto a seguir), saiba que ao menos três importantes relatórios são produzidos para o FOMC: o Beige Book, o Green Book e o Blue Book.


Para que serve o FOMC?

Uma das funções principais do Fed (além de supervisionar a atividade bancária) é a definição das políticas monetárias.

As políticas monetárias são um conjunto de medidas tomadas pelos bancos centrais que visam interferir na oferta de dinheiro em circulação, de modo a influenciar questões como a inflação, crescimento econômico e a dinâmica de consumo. Juntamente com as políticas fiscais e cambiais, compõe o grupo de estratégias usadas pelo Estado para interferir diretamente na economia.

Uma política monetária pode ser expansionista ou contracionista. No primeiro caso, age-se para aumentar a quantidade de moeda em circulação. Já no segundo, visa-se exatamente o contrário: diminuir a oferta monetária.

Nos Estados Unidos, quem analisa o mercado econômico e define qual das duas estratégias é mais adequada naquele momento é o FOMC. Entre os tópicos estabelecidos nesse cenário estão:

Taxa básica de juros: é a taxa paga pelo governo para captar investimentos no mercado financeiro. As taxas cobradas pelos bancos comerciais dos seus devedores seguem a sua tendência - ou seja, conforme a taxa básica sobe ou cai, elas sobem ou caem também.

Taxa de redesconto: é a taxa cobrada pelo governo para emprestar dinheiro aos bancos comerciais.

Depósito compulsório: é o percentual dos depósitos dos bancos comerciais que precisa ser depositado no Banco Central em reserva financeiras.

Como o FOMC Meeting funciona?

Como você já sabe, o FOMC se une ao menos 8 vezes em cada ano.

Antes da reunião acontecer, cada filial do FED é encarregada da produção de relatórios específicos que fornecem aos membros do comitê um panorama correto e abrangente da economia estadunidense. São eles:

  • Beige Book: discorre a respeito do desenvolvimento econômico em cada região abrangida por uma filial do Fed. Atividade empresarial, eventos impactantes (como desastres ambientais) e o desempenho do consumo são alguns dos tópicos analisadas no Beige Book.
  • Green Book: realiza um conjunto de projeções para o mercado financeiro nacional e mundial.
  • Blue Book: concede uma lista de opções disponíveis ao comitê, no que tange a decisões.

Com esses relatórios em mãos, cada um dos 17 componentes do comitê - ou seja, os 5 integrantes do Board of Governors e os 12 presidentes das unidades regionais do Fred - discutem a conjuntura econômica.

No momento de votar, no entanto, apenas 12 desses membros têm o poder de decidir pela adoção ou não de uma medida. Além daqueles que compõem o Board of Governors e do presidente do Federal Reserve of New York, que são votantes fixos, mais quatro são escolhidos de forma rotativa entre os que sobram.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão