Última modificação em 28 de novembro de 2019

O que é a Fitch

Fitch, ou Fitch Ratings, é uma agência internacional de avaliação de crédito, com sedes em Nova Iorque e Londres. Junto com a Moody's e a S&P's, é uma das três principais agências do ramo no mundo.

Investidores do mundo todo usam as avaliações da agência para orientar suas escolhas, trazendo mais segurança na compra de ativos que não vão perder o valor e prometem trazer um retorno sólido.

Alguns dos critérios que a Fitch utiliza para atribuir notas às empresas são o tipo de dívida que ela tem e o quanto ela é sensível ao risco sistêmico.


Criação da Fitch

A Fitch foi fundada por John Knowles Fitch, em 1913. Seu objetivo era fornecer estatísticas financeiras para os investidores, por meio do Manual Fitch de Ações e Bonds (The Fitch Stock and Bond Manual).

Em 1924, a Fitch adotou seu sistema de classificação de AAA a D, que tornou-se a referência para todas as agências de rating.

No final dos anos 1990, a Fitch tinha planos de se tornar uma agência de rating full-service, atuando globalmente. Para isso, ela realizou uma fusão com a IBCA, de Londres, subsidiária da Fimalac S/A, uma holding francesa. Além disso, a Fitch também realizou aquisições de competidores, como a Thomson BankWatch e a Duff & Phelps Credit Ratings.

A partir de 2004, a Fitch começou a criar subsidiárias especializadas em gestão de riscos, serviços de dados e treinamentos para o mercado financeiro. Foi então que surgiram a Fitch Solutions e a Fitch Training.

Sistema de avaliação da Fitch

O sistema de avaliação da Fitch atribui notas na forma de letras.

BBB indica empresas com baixa expectativa de risco de default, que podem ser afetadas negativamente por fatores ligados ao negócio e à economia.

BBB é a última avaliação recomendada para investimento. A partir daí, vêm as avaliações que indicam empresas nas quais não é recomendado investir.

Avaliações de Estados

A Fitch não avalia apenas empresas, mas também Estados soberanos. Com isso, os investidores podem identificar o risco de investir na economia de certo país.

São os próprios países que convidam a agência para avaliar seu ambiente político e econômico e a situação financeira para determinar uma nota. Países em desenvolvimento buscam atingir a melhor nota possível, para obter investidores, levantar fundos e aquecer sua economia.

Em 2018, a Fitch atribuiu uma nota AAA aos Estados Unidos. O Brasil, no entanto, foi avaliado com um BB-.

Participação da Fitch na Crise de 2008

Parte da crise de 2008 esteve relacionada com o fato de que as agências de rating atribuíram avaliações positivas, mascarando o alto nível de risco real dos ativos financeiros ligados às hipotecas.

Um estudo publicado em 2013, que teve como base 6.500 avaliações realizadas pela Fitch e suas duas maiores concorrentes, Moody's e S&P, indicou que as agências podiam atribuir ratings tendenciosos, para beneficiar emissores de ativos que traziam mais negócios para a agência.

Termo do dia

Keynes

Quem foi John Maynard Keynes John Maynard Keynes foi apontado pela revista norte-americana Time como uma das personalidades mais importantes do século passado. Economista fundador da…

Veja outros termos