Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Fitch

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/11/2019 às 18:39 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Fitch

Fitch, ou Fitch Ratings, é uma agência internacional de avaliação de crédito, com sedes em Nova Iorque e Londres. Junto com a Moody's e a S&P's, é uma das três principais agências do ramo no mundo.

Investidores do mundo todo usam as avaliações da agência para orientar suas escolhas, trazendo mais segurança na compra de ativos que não vão perder o valor e prometem trazer um retorno sólido.

Alguns dos critérios que a Fitch utiliza para atribuir notas às empresas são o tipo de dívida que ela tem e o quanto ela é sensível ao risco sistêmico.

Criação da Fitch

A Fitch foi fundada por John Knowles Fitch, em 1913. Seu objetivo era fornecer estatísticas financeiras para os investidores, por meio do Manual Fitch de Ações e Bonds (The Fitch Stock and Bond Manual).

Em 1924, a Fitch adotou seu sistema de classificação de AAA a D, que tornou-se a referência para todas as agências de rating.

No final dos anos 1990, a Fitch tinha planos de se tornar uma agência de rating full-service, atuando globalmente. Para isso, ela realizou uma fusão com a IBCA, de Londres, subsidiária da Fimalac S/A, uma holding francesa. Além disso, a Fitch também realizou aquisições de competidores, como a Thomson BankWatch e a Duff & Phelps Credit Ratings.

A partir de 2004, a Fitch começou a criar subsidiárias especializadas em gestão de riscos, serviços de dados e treinamentos para o mercado financeiro. Foi então que surgiram a Fitch Solutions e a Fitch Training.

Sistema de avaliação da Fitch

O sistema de avaliação da Fitch atribui notas na forma de letras.

  • AAA indica empresas de qualidade excepcionalmente alta, bem estabelecidas e com fluxos de caixa consistentes.
  • AA indica empresas que, embora ainda apresentem alta qualidade, possuam risco ligeiramente mais alto.
  • A indica empresas com baixo risco de default, ligeiramente mais vulneráveis a fatores ligados ao negócio e à economia.

BBB indica empresas com baixa expectativa de risco de default, que podem ser afetadas negativamente por fatores ligados ao negócio e à economia.

BBB é a última avaliação recomendada para investimento. A partir daí, vêm as avaliações que indicam empresas nas quais não é recomendado investir.

  • BB indica elevada vulnerabilidade a risco de default e maior susceptibilidade a mudanças adversas nas condições do negócio e da economia, porém, ainda com alguma flexibilidade financeira.
  • B indica uma situação financeira em processo de degradação, e investir nessa empresa seria altamente especulativo.
  • CCC indica possibilidade real de default.
  • CC indica forte probabilidade de default.
  • C indica que o processo de default já começou.
  • RD indica que a empresa já entrou em default com um pagamento.
  • D indica que a empresa está em default.

Avaliações de Estados

A Fitch não avalia apenas empresas, mas também Estados soberanos. Com isso, os investidores podem identificar o risco de investir na economia de certo país.

São os próprios países que convidam a agência para avaliar seu ambiente político e econômico e a situação financeira para determinar uma nota. Países em desenvolvimento buscam atingir a melhor nota possível, para obter investidores, levantar fundos e aquecer sua economia.

Em 2018, a Fitch atribuiu uma nota AAA aos Estados Unidos. O Brasil, no entanto, foi avaliado com um BB-.

Participação da Fitch na Crise de 2008

Parte da crise de 2008 esteve relacionada com o fato de que as agências de rating atribuíram avaliações positivas, mascarando o alto nível de risco real dos ativos financeiros ligados às hipotecas.

Um estudo publicado em 2013, que teve como base 6.500 avaliações realizadas pela Fitch e suas duas maiores concorrentes, Moody's e S&P, indicou que as agências podiam atribuir ratings tendenciosos, para beneficiar emissores de ativos que traziam mais negócios para a agência.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados