O que é FINAME?

O FINAME é o nome de um tipo de financiamento que micro, pequenas e médias empresas podem solicitar ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), uma instituição financeira pública cujo foco é proporcionar a capitalização de longo prazo.

Nesta modalidade de empréstimo, as empresas contam com a intermediação de uma instituição financeira, a qual fará a solicitação ao BNDES, como veremos a seguir na explicação do fluxo.

O foco deste financiamento está sobre aquisições relacionadas às máquinas e equipamentos de uma companhia, o que pode incluir ônibus e caminhões. O FINAME é focado em produção nacional, servindo assim como estímulo para a economia local.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como funciona o FINAME?

Embora seja relativamente simples, o FINAME tem um fluxo um pouco diferente de outras modalidades de empréstimo. A sua principal característica é que você, enquanto empresário, não faz a solicitação direta do financiamento ao BNDES, mas sim por meio de um agente financeiro intermediário credenciado.

Será justamente essa entidade que encaminha ao BNDES o pedido de financiamento. Uma vez autorizado, cabe ao intermediário financeiro  (geralmente um banco) solicitar ao fabricante a entrega do material.

Após o recebimento da compra na sua empresa, o BNDES repassa o valor autorizado no FINAME e o agente financeiro intermediário faz o pagamento ao fabricante, finalizando assim o processo de aquisição. Na sequência, claro, o solicitante deverá arcar com o pagamento dos valores, incluindo uma remuneração em taxa de juros.

Caso pareça um pouco confuso em formato de texto, veja abaixo um esquema resumindo esse processo. A imagem foi retirada do site do próprio BNDES.

BNDES - imagem ilustrativa

Quais os tipos de financiamento do FINAME?

O FINAME tem como público-alvo as empresas, fundações e órgãos públicos brasileiros. A depender do porte da companhia, as condições oferecidas pelo BNDES são dinâmicas e se ajustam a cada realidade.

Além disso, são diferentes tipos de linhas no FINAME. Abaixo, destacamos as seis modalidades de financiamento disponibilizadas no site do BNDES na data de produção deste texto:

Lembrando que as linhas podem mudar, assim como as taxas propostas. Caso você se interesse por alguma delas, sugerimos a verificação atualizada das condições de financiamento.

Quais as vantagens do FINAME?

Ao solicitar um financiamento FINAME ao BNDES e, lógico, caso seja aprovado, a empresa conta com algumas vantagens importantes.

A primeira delas é o custo do capital. Vale lembrar que, apesar de ser um banco focado no desenvolvimento nacional de longo prazo, essa não deixa de ser uma modalidade de empréstimo. Por outro lado, os juros cobrados chegam a parecer simbólicos perto do que seria oferecido nos bancos tradicionais para valores similares e prazos longos.

Além disso, o pagamento é facilitado, com parcelas longas e uso da tabela SAC (Sistema de Amortização Constante). Ou seja, as parcelas caem conforme a empresa realiza os pagamentos mensais.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Backtest

O que é Backtest? Também chamado de backtesting, o backtest é um tipo de teste que se faz usando dados históricos relevantes, a fim de prever…