Open Nav

FIERGS

O que é FIERGS?

Fiergs é a sigla para a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. A Fiergs está presente nas conversas com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário por ser representante da classe sindical e do desenvolvimento do setor em território gaúcho.

Além de participar de discussões para a defesa da expansão dos negócios na indústria gaúcha, a Fiergs atua em conjunto com o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs) na criação de políticas que ajudem na competitividade, crescimento e inovação da indústria.

As duas entidades lideram o Sistema Indústria do Rio Grande do Sul, que inclui também o Serviço Social da Indústria (SESI-RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL -RS).


História da Fiergs

A história da Fiergs está diretamente associada à criação da Ciergs. Durante a Revolução de 1930, o estado gaúcho teve as operações comerciais restritas, sem acesso ao mercado no centro do país e sem receber matérias-primas.

Diante da necessidade de uma organização para organizar e estimular a produtividade gaúcha, surgiu a Ciergs, representando as empresas e entidades de classe da indústria e comércio do território gaúcho.

Mais tarde, no ano de 1937, é que foi criada a Fiergs, para representar os sindicatos. No ano de sua fundação, a federação era a interlocutora de 21 sindicatos setoriais filiados.

Em 1938, a Fiergs recebe a Carta de Sindicalização à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na época, foi possível que as primeiras federações organizadas do país dialogassem entre si. Além do Rio grande do Sul, outras federações representavam os estados de Minas Gerais e São Paulo e o Distrito Federal.

Qual a importância das Fiergs?

Atualmente, há cerca de 115 sindicatos filiados à Fiergs, enquanto o Ciergs possui 2 mil associados. Ambas as entidades possuem uma mesma pessoa para ocupar a presidência, com o objetivo de manter os interesses alinhados em suas atividades.

Em todo o estado gaúcho, as duas organizações representam mais de 50 mil fábricas, que têm capacidade de geração de 800 mil postos de trabalho.

A Fiergs atua em diversas frentes, promovendo a qualificação de trabalhadores do setor e incentivando empresários em ações, como:

  • desenvolvimento e inovação do setor agroindustrial;
  • acompanhar, avaliar e propor medidas relacionadas a temas tributários, legais e cíveis;
  • articulação parlamentar, sindical e empresarial;
  • criação de projetos e mobilização por ações de cidadania;
  • definição de estratégias para o aprimoramento do comércio exterior do setor;
  • criação de estratégias e defesa dos interesses da construção civil, além da defesa e segurança das indústrias no estado;
  • desenvolvimento de lideranças e relações do trabalho;
  • aprimoramento da infraestrutura para melhorar a competitividade de empresários locais, projetos de inovação e tecnologia e ações que estimulem o empreendedorismo.

A Fiergs também realiza treinamentos e eventos, além de desenvolver programas de atração de investimentos ao estado.

Como parte da estrutura da Fiergs, o Centro de Eventos Fiergs é referência ao turismo de negócios no Rio Grande do Sul. O local possui 37 mil m2 de área, com espaço para salas moduláveis, um pavilhão de 14 mil m2 e um teatro com 1750 lugares.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados