Open Nav

Fama-French

O que é Fama-French?

Fama-French é um modelo usado em precificação de ativos e gestão de carteira de investimentos. O modelo foi criado por Eugene Fama e Kenneth French, professores na Booth School of Business, da University of Chicago, e batizado em homenagem aos pesquisadores.

Ele se destaca por usar três fatores para determinar o retorno obtido com ações, por isso, é também conhecido como "modelo de três fatores de Fama-French".


Entendendo o Fama-French

O modelo mais tradicional de precificação de ativos, CAPM, usa apenas uma variável para determinar o retorno de uma ação ou de um portfólio. Essa variável é o prêmio de mercado. 

Os pesquisadores Fama e French, então, começaram a observar que dois tipos de ações têm uma tendência a apresentar retornos superiores ao mercado: small caps e ações com um alto B/P (relação book-to-market, que compara o valor da empresa nos livros com o preço atual de sua ação no mercado). 

Essas observações podem ser traduzidas em risco de tamanho e risco de valor. Então, Fama e French adicionaram esses dois fatores ao CAPM. Dessa forma, o modelo é ajustado para considerar a tendência que small caps e ações de alto B/P apresentam para superar o retorno do mercado.

Como o modelo Fama-French funciona

O modelo CAPM já trazia um fator essencial: a diferença entre o retorno médio da carteira e a taxa de juros livre de risco, também chamada de prêmio de mercado. O Fama-French acrescenta o fator SMB e o fator HML.

O fator SBM (small minus big) é referente às small caps. Ele representa o excedente histórico de retorno das ações small caps em comparação com as large caps.

O fator HML (high minus low) é referente às ações com alto B/P. Ele representa o excedente histórico de retorno das ações de alto B/P em comparação com as de baixo B/P.

A fórmula essencial do modelo Fama-French, então, é a seguinte:

Ri = Rf + β (Rm–Rf) + β (SMB) + βv (HML) + ↋ 

Na qual:

  • Ri é o retorno esperado de uma ação ou carteira 
  • Rf é a taxa livre de risco
  • β é medida de covariância
  • (Rm - Rf) é o prêmio de mercado
  • (SMB) é o fator small minus big
  • (HML) é o fator high minus low
  •  ↋ é o risco

Vale a pena comparar com a fórmula do modelo CAPM:

Ri = Rf + β (Rm–Rf)

Perceba que o Fama-French realmente é uma expansão do CAPM.

A conclusão básica que o modelo Fama-French permite traçar é que, em estratégias de investimento de longo prazo, empresas menores e que focam em valor trazem retornos melhores do que empresas grandes e que focam em crescimento. Essa conclusão é importante, da perspectiva do investidor que precisa selecionar ações para alocar seus recursos.

Considerações sobre o modelo Fama-French

Estudos demonstram que o modelo Fama-French é capaz de determinar o retorno de até 95% dos portfólios diversificados, enquanto o modelo CAPM é capaz de determinar o retorno em cerca de 70% dos casos. Por isso, ele é considerado uma ferramenta melhor para avaliar a performance do gestor do portfólio.

Após o trabalho dos pesquisadores Eugene Fama e Kenneth French, outros especialistas expandiram seu modelo de três fatores para incluir outros, como baixa volatilidade. Então, em 2014, Fama e French adaptaram a versão original para incluir cinco fatores no total. 

Além de SMB e HML, a nova versão também leva em consideração a lucratividade. Em outras palavras, entende-se que empresas que reportam receitas futuras mais altas apresentam um retorno maior no mercado de ações. 

Outro conceito agregado nessa nova versão foi o de investimento. Entende-se que empresas realizando investimentos internos em grandes projetos de expansão têm probabilidade de enfrentar perdas no mercado de ações. 

Apesar das revisões recentes no modelo, a versão original do Fama-French ainda é considerada confiável para avaliar ações, carteiras e performance de gestores.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados