Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Execução (dívidas)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/09/2020 às 17:57 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é execução?

Execução é um processo judicial que visa garantir que o devedor cumpra com uma obrigação que se recusou a obedecer espontaneamente e permite que o patrimônio do devedor seja usado para quitar dívidas. 

Para satisfazer o crédito todos os bens do devedor serão avaliados e em seguida leiloados. No entanto, essa etapa só será realizada após a emissão do chamado título executivo, documento que permite que a parte solicite a execução dos bens do devedor, intervindo assim no seu patrimônio. 

Qual a diferença entre execução e um processo de cobrança?

Em uma execução judicial, o devedor não tem direito a defesa. No entanto, é possível ajuizar uma ação para demonstrar que o valor cobrado está incorreto ou que o título protestado ainda não venceu, por exemplo. 

Vale observar que investimentos em títulos públicos também podem ser penhorados para quitar dívidas. Cotas de fundos de investimentos, ações e títulos de dívida privada também podem ser objeto de execução.

Claro, o dinheiro existente na conta-corrente do devedor é a primeira opção do poder judiciário para quitar as dívidas do devedor, o que minimiza o risco de cobrança indevida. A medida vale para processos na Justiça do Trabalho, atrasos no pagamento de pensão alimentícia e para ações de indenizações movidas por empresas. 

Qual a diferença de dívida judicial e extrajudicial?

É possível cobrar uma dívida judicialmente ou extrajudicialmente. A cobrança judicial é uma decorrência de uma decisão do Poder Judiciário, ou seja, por meio  de uma sentença ou de um acórdão o devedor se vê obrigado a quitar uma dívida com o credor. 

Já o título extrajudicial é um documento que pode ser usado pelo credor para comprovar uma dívida. Como exemplo podemos citar o cheque, nota promissória ou a escritura pública. Segundo o artigo 784 do Código de Processo Civil (CPC) a certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União, a letra de câmbio e a debênture também se enquadram como títulos executivos extrajudiciais.

Quais regras precisam ser observadas em uma execução judicial?

A execução alcança todos os bens do devedor, no entanto, não surte efeitos pessoais. É o que é chamado de execução real. Segundo o CPC, “o devedor responde com todos os seus bens presentes e futuros para o cumprimento de suas obrigações, salvo restrições estabelecidas em lei”.

Isso quer dizer que o devedor não pode ser preso ao se recusar a pagar uma dívida ou por quitar uma duplicata depois do prazo de vencimento. Vale observar ainda que nem todos os bens do devedor podem ser executados já que alguns são impenhoráveis ou inalienáveis, que não podem ser vendidos ou doados.

Segundo o CPC, são impenhoráveis os vencimentos dos funcionários públicos, soldo, salário, proventos, móveis, utilidades domésticas, vestuário, assim como as máquinas e equipamentos usadas no exercício de qualquer profissão. Os bens de família também são impenhoráveis. 

Só pode haver execução para cobrança de valores?

A execução também pode obrigar o devedor a realizar um determinado serviço ou até mesmo a não fazer, é a chamada obrigação de tolerar ou de abstinência. Nestes casos, caso não cumpra a obrigação o devedor deverá pagar uma multa, estipulada pelo juiz, pelo atraso.

É preciso observar ainda que o devedor, alvo de execução, não pode alienar ou onerar seus bens para impedir que esses sejam penhorados. Caso haja o registro da penhora do bem alienado ou prova de que o comprador estava ciente da ação, esses atos se constituirão fraude à execução. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados