Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Estado de Bem-Estar Social

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/04/2019 às 16:02 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Estado de Bem-estar Social?

É chamado de Estado de Bem-estar Social um modelo de organização político segundo o qual o Estado se coloca como o principal responsável pela promoção social e econômica. Originado ainda no século XIX, se transformou no maior opositor do modelo estabelecido pelo liberalismo.

Baseado na ideia de cidadania e de que todos os seres humanos nascem com certos direitos sociais intrínsecos, reconhece que é dever do Estado promovê-las.

Isso inclui a educação (em nível básico e superior), as redes de saúde, o saneamento básico e a segurança dos cidadãos, entre outros serviços que devem ser fornecidos com qualidade e de forma gratuita do nascimento até a morte dos mesmos.

Ainda no sentido econômico, os indivíduos que se mostrarem incapazes de custear uma vida digna devem ser amparados através de subsídios que incentivem o seu enriquecimento. Entre eles estão: o seguro-desemprego, a licença-maternidade e a própria aposentadoria.

O Estado de bem-estar social já foi utilizado para amparar políticas em países de todo o mundo. O seu fortalecimento costuma suceder grandes crises político-econômicas, em especial aquelas atribuídas ao liberalismo econômico e aos regimes totalitários  do século XX.

Como surgiu a ideia de Estado de Bem-estar Social?

O surgimento do Estado de Bem-estar Social é frequentemente atribuído a uma série de transformações ocorridas nas sociedades a partir do século XIX.

Da luta de classes que culminou em novos direitos aos trabalhadores à socialização da política, a responsabilização do Estado pela qualidade de vida dos cidadãos chegou ao ápice no século XX.

Revoluções socialistas (como a ocorrida na Rússia em 1917) despertaram esse interesse não somente em seus países, mas também naqueles que seguiam o modelo capitalista. Para estes, a ideia era que, com a classe operária satisfeita, o risco de que a mesma se organizasse em torno do socialismo se tornaria menor.

Seguindo o período, a Grande Depressão de 1929 (frequentemente colocada como resultado das políticas econômicas liberais adotadas até então) serviu como “cereja do bolo” para a adoção do Estado de Bem-estar Social em países de maior expressão. Prova disso é o New Deal, conjunto de medidas sócio-econômicas implementadas nos Estados Unidos ainda na década de 1930.

Quais são os princípios do Estado de Bem-estar Social?

Ainda na primeira seção, te contamos que o Estado de Bem-estar Social parte do pressuposto de que todos nós nascemos com direitos sociais intrínsecos, lembra?

Isso quer dizer que, independentemente de nossas características étnicas, religiosas etc, temos garantidos o acesso a cada um deles.

Mas não há nenhuma tábua divina que indique explicitamente quais seriam esses tais “direitos sociais intrínsecos”, certo? Infelizmente, nosso material genético não vem com nenhuma indicação clara sobre o assunto.

O que os defensores desse modelo de Estado fizeram foi listar o máximo de áreas possíveis sobre as quais o Estado poderia interferir, sem romper com os ideias democráticos. A ideia é criar uma rede de desenvolvimento social sobre a qual o próprio indivíduo pudesse se desenvolver.

Entre essas áreas estão:

  • A educação;
  • A saúde;
  • O lazer;
  • A segurança;
  • O transporte;
  • O saneamento básico;
  • A seguridade social;
  • A distribuição de renda;
  • O trabalho;
  • A infraestrutura.

Para tanto, o Estado deveria se unir aos sindicatos e às empresas privadas, de modo a criar uma relação capaz de promover o progresso dos cidadãos e das companhias.

Além disso, é muito comum a estatização de companhias em áreas estratégicas dessa “cadeia de suprimentos sociais”. A justificativa é de que, em posse desse tipo de organização, o governo teria maiores ferramentas para a promoção dos serviços essenciais.

No entanto, é comum que os países que adotem essa postura acabem por sucumbir às chamadas crises fiscais. Com tantos gastos e uma receita pública incapaz de supri-los, o Estado se torna incapaz de financiar a rede de benefícios que ele próprio criou. Dá-se, então, a abertura necessária para uma recondução ao modelo liberal (ou neoliberal).

E assim a roda segue girando…


Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados